11 frases de Michelle Obama que ficarão marcadas para sempre
Relembre falas inspiradoras da primeira-dama Michelle Obama sobre empoderamento feminino em discursos deste ano
Faltando pouco para a família Obama se despedir da Casa Branca, destacamos frases marcantes da primeira-dama Michelle Obama, 52 anos, em poderosos discursos do último ano na posição. Icônica pelas falas contra desigualdade racial e de gênero, ela vai deixar saudades. Este ano, ela inspirou milhões de pessoas ao discursar na Convenção do Partido Democrata, em julho, e fazendo campanha pela eleição de Hillary Clinton para a presidência.
Em julho, Michelle fez um dos discursos mais inspiradores desde que Barack Obama venceu as eleições presidenciais de 2008:
“Quando alguém é cruel, ou age como um abusador, você não se rebaixa a esse nível – não, nosso lema é, quando alguém vai ‘baixo’, nós vamos ‘alto'”
“Eu quero uma Presidente que ensinará nossas crianças que todos neste país importam – uma Presidente que realmente acredita na visão que nossos fundadores projetaram há tantos anos: que nós somos todos criados iguais, cada um uma parte querida da grande história americana”
“Essa é a história deste país, a história de gerações de pessoas que sentiram o chicote da escravidão, a vergonha da sujeição, a ferroada da segregação, mas que seguiram aguentando e esperando e fazendo o que precisava ser feito para que, hoje, eu acorde toda manhã em uma casa que foi construída por escravos, e assista a minhas filhas – duas belas, inteligentes e jovens mulheres negras – brincando com seus cães no gramado da Casa Branca”
“Não deixem alguém jamais dizer a vocês que este país não é grande, que de alguma forma precisamos torná-lo grande novamente. Porque este, exatamente agora, é o melhor país da Terra”
– Em discurso na Convenção Nacional do Partido Democrata, julho de 2016.
Leia também: Por que o discurso de Michelle Obama é incrível: 6 motivos explicam
Em outubro, outro discurso matador da primeira-dama. Michelle falou sobre empoderamento feminino e violência contra a mulher, após escândalo envolvendo Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos. Candidato na época, Trump apareceu em vídeo depreciando as mulheres e fazendo alusão ao estupro:
“Por muitas meninas que enfrentam inúmeros desafios para simplesmente ir à escola, que arriscam a própria vida e sua liberdade, sob a pena de serem rejeitadas por suas famílias e comunidade. É importante lembrar a essas garotas o quão valiosas elas são. Eu quero fazê-las entender que uma sociedade é medida pela forma como suas mulheres e meninas são tratadas”
“Isso [a declaração de Trump] não é algo que possamos ignorar. Não é algo possamos empurrar para debaixo do tapete como uma pequena nota de rodapé de uma eleição triste”
“É cruel. É assustador. E a verdade é que isso dói, isso dói. Parece com a aquela sensação esmagadora que sentimos quando andamos pela rua preocupadas com nossas próprias vidas e um homem grita algo vulgar sobre nosso corpo. Ou quando você convive com um homem no trabalho que se aproxima um pouco mais, encarando um pouco mais, e te faz sentir desconfortável em sua própria pele. É aquele sentimento de terror e violação que muitas mulheres sentiram quando alguém as agarrou, ou as obrigou a fazer o que negaram mas eles ignoraram”
“Talvez nós estejamos com medo de sermos tão vulneráveis. Talvez tenhamos crescido aprendendo a esconder essas emoções e permanecer quietas. Ou talvez nós não queiramos acreditar que ainda existam pessoas que pensem tão pequeno a respeito de nós como mulheres”
“Isso não é normal. Não é a política de sempre. Isso é vergonhoso. É intolerável. Não importa a qual partido você pertence, nenhuma mulher merece ser tratada assim. Nenhuma de nós merece esse tipo de abuso. Isso é sobre decência humana básica. Isso é sobre certo e errado”
“É tempo de todos nós levantarmos e dizer que ‘basta’ é ‘basta’. Isso precisa acabar agora”
“Homens fortes – que são realmente exemplares – não precisam colocar as mulheres para baixo para se sentirem poderosos. Pessoas realmente fortes impulsionam as outras para cima. Pessoas realmente fortes trazem as outras consigo”
– Em discurso da campanha de Hillary Clinton no estado de New Hampshire, em outubro de 2016.
Leia também: “Minha maior conquista como primeira-dama são minhas filhas”, diz Michelle Obama