10 lições para fazer o seu dinheirinho virar um dinheirão

Pequenas atitudes e ideias ajudam você a multiplicar o seu capital

Invista o seu dinheiro em ações de companhias estáveis, que estão há mais tempo no mercado
Foto: Dreamstime

Em tempos de economia aquecida, aproveite para investir bem aquele bônus da empresa e realizar o sonho de ter um negócio próprio e lucrativo. Também acabe com os bloqueios que impedem você de ficar rica. Veja como fazer o seu dinheirinho render:

1. Boa razão para investir já: 500 reais aplicados todo mês na renda fixa (com juros de 0,8%) viram, em 25 anos, 620 mil reais. “Uma vez ao ano, ajuste esse valor com a inflação”, ensina Márcia Tolotti, consultora financeira e autora de O Desafio da Independência Financeira e Afetiva (Belas Letras).

2. Para organizar seu orçamento: reserve 70% para os gastos mensais; 10% para emergências; 10% para aplicações; 10% para luxos.

3. Vive jogando na loteria? O consultor financeiro Gustavo Cerbasi sugere trocá-la por títulos de capitalização. “Se a sorte não brilhar, ao menos você acumula o dinheiro apostado e o terá de volta.”

4. Se não consegue investir porque o salário nunca chega até o fim do mês, faça uma CPI nas suas contas. Anote diariamente tudo o que gasta. Há boas chances de achar despesas desnecessárias, que podem virar uma poupança.

5. Faça com que as liquidações realmente valham a pena. Se precisa de um vestido, compre apenas um, mesmo que esteja com 70% de desconto. Coloque o valor economizado em uma aplicação. Assim, vai montando uma “poupança das liquidações”.

6. As taxas do cheque especial estão entre as mais altas do mercado (só não são maiores que as do cartão de crédito e dos empréstimos de financeiras). Por isso, use-o apenas em situações emergenciais e de curto prazo.

7. O conselho para quem está pensando em investir em imóveis é dar preferência a apartamentos residenciais e comerciais de pequenas metragens em locais próximos a metrô, hospitais e universidades, além de bairros tradicionalmente nobres. Eles tendem a valorizar mais.

8. Dinheiro dá em árvore. Pelo menos é isso que afirma um levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Fundos da categoria Sustentabilidade e Governança Corporativa tiveram, em média, 10,54% de retorno em um ano. Procure no seu banco.

9. A aplicação do momento são títulos do Tesouro Nacional. Você pode comprá-los com pouco dinheiro, a partir de cerca de 100 reais. Outro atrativo são as baixas taxas de administração e o rendimento – por volta de 13% ao ano (sem contar IR e taxas). “Os riscos são baixos, pois a economia está em um bom momento”, explica Ricardo Borges, consultor financeiro.

10. Se tem medo de arriscar, procure investir em ações de companhias estáveis, que estão há mais tempo no mercado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s