Saiba quais são as chances de engravidar após os 30 anos
Conheça os tipos de alimentos podem prejudicar sua fertilidade
Entre os 20 e os 35 anos, as chances de engravidar caem 25%. Depois disso, a probabilidade despenca: vai para menos de 10% ao mês. Segundo o ginecologista Eduardo Schor, especialista em fertilidade e professor da Unifesp (SP), existe hoje uma dissociação ovário-cultural, pois a mulher está querendo ter filhos quando o ovário não está mais pronto para isso. Nós já nascemos com o número total de óvulos. A partir da primeira menstruação, vários deles são perdidos, ainda que apenas um crie as condições de ser fecundado. Aos 35 anos, então, a quantidade de óvulos está reduzida e eles estão envelhecidos. Mas o IBGE mostra que, exatamente nessa faixa etária, a gravidez tem crescido. Em vinte anos, o número de mães com 35 anos ou mais que tiveram bebês aumentou em 70 mil. O ideal é que essas mulheres se planejem. Graças à tecnologia, é possível recorrer a alternativas como o congelamento de óvulos e a fertilização in vitro técnica disponível em poucos hospitais públicos, mas que está sendo discutida pelo Ministério da Saúde para ser incluída na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda este ano. Os médicos dão o período de um ano para que uma gravidez ocorra naturalmente. Depois disso, é recomendável investigar as causas da infertilidade.
Gorduras, sim!
Elas fazem parte das membranas celulares e participam da produção dos hormônios sexuais. Coma azeite de oliva extravirgem, nozes, amêndoas e castanhas.
Alerta vermelho
O consumo de determinados produtos pode prejudicar as suas chances de engravidar. São eles: frituras, carnes gordas, banha, soja, carboidratos simples (açúcares, pão branco, doces), adoçantes, refrigerantes, agrotóxicos, café em excesso (3 xícaras pequenas por dia).