Próstata: você também precisa saber mais sobre essa glândula e as doenças que a afetam
Ela é muito importante para a saúde dos homens. Mas, não raro, costuma ser acometida por males como câncer e infecções. Entenda a importância de o seu parceiro se prevenir contra as doenças da próstata.
O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens no Brasil.
Foto: iStock/Thinkstock/Getty Images
Glândula importante
A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino. Do tamanho de uma castanha, localiza-se entre a uretra e a bexiga. Ela é a responsável pela produção de esperma, líquido cheio de nutrientes e que contém os espermatozoides liberados durante a ejaculação.
O câncer de próstata
Se não tratada a tempo, essa doença pode espalhar-se para outros órgãos, levando à morte. Conheça os sintomas:
· Dificuldade de urinar.
· Necessidade de urinar mais vezes durante o dia e a noite.
· Dor óssea.
· Infecções frequentes.
· Insuficiência renal.
Tem que fazer o exame
Embora seja um assunto que muitos homens preferem deixar de lado, o exame de toque deveria ser encarado como natural. E é obrigatório a partir dos 50 anos. Isso porque o câncer de próstata é silencioso. Os sintomas podem levar até dez anos para aparecer. O procedimento é rápido e eficaz para detectar precocemente qualquer anormalidade e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Indicação no sangue
Embora não substitua o exame de toque, o PSA – dosagem do antígeno prostático específico – pode ser um coadjuvante no diagnóstico do câncer de próstata. É um exame de sangue que mede a quantidade desse antígeno, que se eleva nos casos de câncer.
Tamanho G
Não tão grave como o câncer, mas que merece o mesmo cuidado e atenção, é a hiperplasia benigna. Trata-se do aumento da próstata, que passa dos 15 g normais para até 120 g. O mal atinge entre 80% e 90% dos homens com mais de 50 anos. O tratamento é feito com remédios, cirurgia ou laser.
E os jovens?
Eles também sofrem de problemas na próstata. A prostatite é uma infecção na glândula provocada por bactérias do intestino. Causa desconforto, dor e dificuldade para urinar. Embora não apresente complicações, precisa ser tratada com antibióticos.