Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Produtividade da mulher aumenta em ambientes mais quentes, diz estudo

Isso já é motivo suficiente para pedir que desliguem ou aumentem a temperatura do ar-condicionado.

Por Nathalia Giannetti
Atualizado em 15 jan 2020, 17h19 - Publicado em 24 Maio 2019, 13h03

Você já teve a impressão de não conseguir trabalhar porque o escritório está congelando? Pois saiba que essa briga com o ar-condicionado tem uma fundamentação científica. Um recente estudo, publicado no jornal PLOS ONE, concluiu que os cérebros femininos trabalham melhor em escritórios com temperaturas mornas.

A pesquisa contou com a participação de 543 estudantes em Berlim. Durante os testes, eles tiveram de performar três atividades de áreas diferentes: uma matemática, outra verbal e, por último, a de reflexo cognitivo. Enquanto isso, a temperatura da sala onde os participantes estavam variava entre 16ºC e 32°C

Foi registrado que essas mudanças tiveram grande impacto nos resultados dos testes de matemática e verbais para homens e mulheres, com efeito oposto para os dois sexos.

Enquanto mulheres tinham seu desempenho aumentado junto com a temperatura, os homens exibiram resultados melhores no frio.

Continua após a publicidade

De acordo com a equipe de pesquisadores, o aumento da produtividade não está relacionado apenas ao conforto, mas à quantidade de esforço colocada nas questões, cujo número de tentativas de solução muda conforme o sexo e a temperatura.

Ainda segundo os cientistas, as variações de temperatura têm maior impacto para o sexo feminino. “O efeito positivo das temperaturas mais altas na performance das mulheres é muito mais expressivo do que os efeitos negativos para os homens”, explicou Agne Kajackaite, co-autora do estudo. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.