PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Muito mais que diversão: 6 benefícios que a música traz para sua saúde

Da produção de neurotransmissores à manutenção de áreas do cérebro, uma trilha sonora legal só traz coisas boas para o corpo e a mente.

Por Raquel Drehmer
Atualizado em 15 jan 2020, 07h20 - Publicado em 11 nov 2019, 08h15
 (Hero Images/Getty Images)
Continua após publicidade

A música faz parte das nossas vidas nos mais diferentes aspectos. Tem aquela música que traz uma pessoa querida à memória, a outra que lembra um momento triste, a trilha sonora que marcou uma viagem legal… Há música em todo lugar!

E ela é importante também em situações não corriqueiras: a música é capaz de beneficiar a saúde.

Com base em estudos acadêmicos, contamos e explicamos para você seis desses benefícios.

A música alivia sintomas de ansiedade e depressão

Um estudo realizado pelo Centro Hospitalar São João (Porto – Portugal) apontou que a baixa eficiência cerebral causada pela ansiedade e pela depressão é revertida quando o paciente ouve músicas de que gosta. Isso ocorre porque o prazer causado pela música aumenta a produção do neurotransmissor serotonina e estimula a comunicação entre as células cerebrais, afastando aquele sentimento de desânimo que na maioria dos casos acompanha essas doenças.

Mais música, menos dores crônicas

No mesmo estudo ficamos sabendo que a musicoterapia como tratamento para dor crônica leva à diminuição progressiva das doses de medicamentos. À medida que as músicas “entram” no cérebro, são enviados sinais dos receptores da dor que bloqueiam a percepção dolorosa ou aumentam o limiar dos transmissores da dor (ou seja, fazem com que a dor demore mais para ser sentida).

Continua após a publicidade

O pós-cirúrgico fica menos dolorido com música

Em um estudo recém-publicado no British Journal of Surgery é explicado que essa modulação da dor mencionada no item anterior alivia as dores durante a recuperação de cirurgias e mesmo no pós-parto. Verificou-se que a música clássica por ter efeito calmante e relaxante muscular maior que a de remédios convencionais.

A música diminui o estresse

No nível cerebral mesmo: a produção de cortisol, o hormônio do estresse, cai significativamente quando ouvimos música. Este efeito está descrito em um estudo de 2017 da Universidade de Camberra, na Austrália.

Ouvir música levanta o astral

A boa sensação causada por ouvir uma música de que gostamos leva à produção de dopamina, o neurotransmissor conhecido como “hormônio do prazer”. A recompensa para o corpo é um bem-estar instantâneo, como indica um estudo da universidade canadense McGill – que também demonstrou que músicas neutras também ajudam na produção de um pouco do hormônio.

Continua após a publicidade

Ter uma série de músicas favoritas ajuda na prevenção do Alzheimer

Pesquisadores do Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig (Alemanha) analisaram as áreas do cérebro atingidas pelo Alzheimer e as que são alcançadas pela música. O “compartimento” em que ficam as músicas é uma espécie de “ilha” dentro da área das doenças de demência em que o Alzheimer se encontra, e isso faz com que toda a região seja estimulada à medida em que músicas são ouvidas diversas vezes e memorizadas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.