Mal de Alzheimer: saiba quando é hora de procurar o médico
Entenda o que é o mal de Alzheimer, doença degenerativa que causa a morte gradual dos neurônios
Laura Cardoso e Murilo Rosa em cena de “Araguaia”
Foto: TV Globo/Divulgação
A doença chamada Alzheimer está em destaque na trama da novela “Araguaia”. Uma das personagem da trama, Mariquita (Laura Cardoso), sofre com o mal e já tem parte da memória afetada. Mas afinal, o que é esta doença e como saber que é hora de procurar um médico?
O Alzheimer é uma doença degenerativa que causa a morte gradual dos neurônios, provoca perda de memória e de outras funções cognitivas, como raciocínio, juízo crítico, orientação e outras. Assistir às cenas de Mariquita é um ótimo alerta para que as pessoas atentem para o problema de causa desconhecida que atinge 5% da população a partir dos 60 anos. Após os 80 anos, a incidência da doença é de 15%.
Estimase que, no Brasil, aproximadamente 700 mil pessoas sofram de Alzheimer. “A evolução da doença é lenta e o indivíduo pode levar décadas com ela. A pessoa tem alteração da memória recente, mas consegue evocar coisas do passado. Já existem estudos tentando desenvolver uma vacina”, explica Rogério Tuma, neurologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Quando procurar um médico
Os sinais de que o mal de Alzheimer pode estar se instalando são: a falta de memória começa a afetar as atividades do dia a dia e no trabalho; há dificuldade para comunicar-se; há desorientação no tempo e no espaço; a capacidade de juízo e de crítica é diminuída; a dificuldade de raciocínio fica evidente; alterações do humor e do comportamento, além de mudanças na personalidade.
Outros sintomas do Alzheimer são depressão, ansiedade, apatia, dificuldade de planejamento, dificuldade para reconhecer amigos e familiares, dificuldade de locomoção, sono irregular e até delírios, como mania de perseguição.
Para enteder mais sobre o mal de Alzheimer, assista na internet o documentário “Clarita”.