CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

Faça a sua agenda da saúde!

Com este agendão, você e sua família estarão com a saúde e os exames em dia

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 12h58 - Publicado em 26 out 2008, 21h00

Programe-se para consultar especialistas
da saúde com calma, ao longo do ano
Foto: Dreamstime

”O check-up anual da saúde é o principal item a ser focado no planejamento familiar. Ele ajuda a evitar muitas doenças, aumenta a qualidade de vida e proporciona o bem-estar necessário para realizar todos os outros objetivos do ano”, afirma o ginecologista Jorge Souer, do Hospital Sírio-Libanês e professor da Faculdade de Medicina da USP. Portanto, veja como montar o seu roteiro familiar de cuidados com a saúde:

Janeiro: marque uma consulta ao dentista para toda a família. Nessa visita, o profissional irá avaliar a higienização, condição das restaurações e cáries, e realizar os reparos necessários. Nas crianças, ele observará a erupção de dentes permanentes e o posicionamento deles.

Fevereiro: agende uma revisão com o oftalmologista. As crianças devem acompanhá-la. Quem usa óculos precisa verificar se o grau está de acordo com suas necessidades. Além disso, checar o estado do fundo do olho, pressão ocular e o aparecimento de possíveis deficiências na visão.

Março e Abril: consulte o seu ginecologista e tire todas as dúvidas necessárias, como sintomas da menopausa, dores durante as relações sexuais e corrimentos. O médico deverá avaliar o estado geral de saúde, pedir alguns exames de sangue e fazer a coleta para o Papanicolau (exame que detecta o câncer de colo de útero e outros problemas genitais). Dependendo da sua idade, o ginecologista ainda poderá pedir exames complementares:
Entre 35 e 39 anos: mamografia, que deve ser repetido uma vez por ano, necessário para detectar microcalcificações no seio que podem indicar um câncer de mama.
Entre 40 e 44 anos: mamografia e densiometria óssea – detecta tendência a osteoporose, comum após a menopausa.
A partir dos 45 anos: mamografia, densitometria óssea e ultra-sonografia do abdome e da pelve – investigam o aparecimento de miomas, cistos e câncer de ovário e útero.

Maio: leve as crianças ao pediatra. A visita deve se repetir a cada seis meses (até os cinco anos de idade), e uma vez ao ano a partir do seis. O doutor deverá avaliar índices de crescimento e pedir exames de urina e fezes, para verificar infecções ou verminoses.

Junho: você anda de mal com a balança? Então, marque uma consulta com o endocrinologista ainda nesse mês. Assim, terá tempo para fazer uma dieta equilibrada e chegar ao próximo verão mais magrinha e livre de problemas de saúde, como pressão alta.

Continua após a publicidade

Publicidade