PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Estudo comprova que a mastectomia de Angelina Jolie ajudou a conscientizar mulheres

Pela primeira vez um estudo mostra que de fato muitas pessoas foram influenciadas pela decisão da atriz

Por Stephanie Bevilaqua (colaboradora)
Atualizado em 11 abr 2024, 18h33 - Publicado em 28 set 2015, 15h43
Getty Images
Getty Images (/)
Continua após publicidade

A cirurgia de remoção das mamas da Angelina Jolie ajudou muitas mulheres no mundo inteiro a se conscientizarem sobre esta atitude, disse um estudo austríaco. Muito já se dizia sobre isso, mas esta é a primeira vez que se sabe desta influencia cientificamente. A atriz estampou as manchetes em maio de 2013, logo depois de anunciar que havia feito uma masectomia, removeu dois ovários e as trompas de Falópio, diminuindo as chances de desenvolver um câncer de mama de 87% para 5%.

Pesquisadores descobriram que, após esse pronunciamento, 92,6% de mulheres disseram que sabiam que a reconstrução das mamas era uma opção após uma masectomia, contra 88,9% antes da declaração da atriz. “Este é o primeiro relatório que prova o efeito da mídia sobre o problema relacionado com a saúde de câncer de mama sob o público em geral”, diz o doutor, pesquisador e professor da Universidade de Graz, na Áustria, David Lumenta.

Com o efeito “Pós-Angelina”, foi constatado que 68,9% das mulheres sabiam que retirar as mamas era uma possibilidade, contra 57,6% antes do anúncio da atriz. Além disso, 1/5 das participantes disseram ter lidado melhor com a doença depois do pronunciamento.

Em entrevista a CLAUDIA, ela disse: “A decisão de fazer mastectomia não foi fácil. Mas estou feliz de tê-la tomado”. Veja o depoimento completo aqui.

Divulgação
Divulgação ()

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.