Entenda como a ressaca atua no seu corpo
Não é o álcool que causa o sofrimento, mas os processos bioquímicos que ele deflagra
Texto: Antes de começar a beber, veja os processos que o álcool desencadeia em seu corpo
Foto:
Um alerta antes de começar a beber: cuidado com os processos bioquímicos que a bebida é capaz deflagrar no seu corpo, levando à ressaca. Confira abaixo como o excesso de álcool atua no seu corpo:
Acetaldeído
Substância tóxica resultante da metabolização do álcool pela enzima álcool desidrogenase (ADH). Inflama células de tecidos por todo o corpo até ser neutralizado, causando o grosso da ressaca.
Falta de hormônio antidiurético
A vasopressina faz o rim reabsorver água. O álcool inibe sua produção e faz com que a água vá direto para a bexiga, causando desidratação à medida que você bebe.
Redução de glicogênio
Glicogênio (moléculas de glicose) é a reserva de energia do seu corpo.O álcool inibe sua reposição, derrubando os níveis de açúcar e deixando você mole e com o raciocínio travado.
Glutamina
O álcool deprime a ação dos neurônios, o que reduz a produção desse neurotransmissor. Quando você dorme, o corpo volta a produzir glutamina desreguladamente, perturbando o sono.
Mapa das dores da ressaca
Onde: cérebro
O que: Dor de cabeça
O álcool tem ação depressiva nos neurônios. Os nervos das paredes arteriais ficam inflamados e dilatados. O sangue é bombeado e tensiona esses nervos, causando dor de cabeça latejante.
Onde: Músculos
O que: Fraqueza
Junto com a urina se foram grandes quantidades de potássio e magnésio, eletrólitos fundamentais para a contração muscular. Com níveis baixos, músculos ficam “preguiçosos”.
Onde: intestino
O que: comportamento antissocial
A intoxicação das células intestinais pelo etanol e pelo acetaldeído leva a cólicas e faz o trânsito intestinal acelerar vertiginosamente. Sim, você já sabe no que isso dá.
Onde: Olhos e ouvidos
O que: Sensibilidade à luz e ao som
Estímulos sensoriais causam tensão nos neurônios danificados.Eles doem ainda mais quando o sol entra pela sua janela.
Onde: Estômago
O que: Náusea, gastrite e falta de apetite
O álcool inflama a membrana estomacal. Isso causa dor no dia seguinte e pode levar seu corpo a se considerar envenenado. Ou seja, você pode vomitar e perder o apetite.
*Com informações da PLAYBOY