Entenda 5 termos relacionados ao câncer

Livro da linha SAÚDE, da Editora Abril, traz um guia completo para quem enfrenta a jornada de combate à doença

Especialistas resumem pontos essenciais da doença em publicação
Foto: Getty Images


Chega ao mercado de livros a publicação “Como Superar o Câncer” (SAÚDE, Editora Abril,
R$ 24,60), organizado pelo médico Paulo Hoff e outros especialistas do hospital Sírio-Libanês.

Além de explicar a doença, o título resume informações sobre tratamentos, período de recuperação e alimentação que ajuda a combater a doença. Um dos destaques é o dicionário do câncer, que detalha 14 termos relacionados à doença. Entenda 5 deles:

Adenoma
Ele é um nódulo geralmente benigno com origem nas glândulas. Pode dar as caras na tireoide, na hipófise, nas mamas etc. Muitas vezes é removido para evitar incômodos, limitações ou, em casos menos comuns, uma metamorfose para a sua versão maligna. Quando essa última possibilidade ocorre, dá-se o nome de adenocarcinoma.

Carcinoma
É um câncer maligno que teve início em células que foram glândulas ou que têm função de revestimento, as epiteliais. Tumores de pele e de boca são alguns exemplos. Os carcinomas representam mais de 80% de todos os tumores diagnosticados.

Linfoma
Dá-se o nome ao tumor maligno que acomete inicialmente os gânglios linfáticos.

Mioma
Nódulo formado na musculatura lisa, a responsável por contrações involuntárias e lentas. A parede do útero, só para citar um exemplo, pode ser uma de suas sedes. Atenção: esse tipo de tumor é benigno. Tanto que, em alguns casos, nem é removido. Por outro lado, pode culminar em dores e em dificuldade para engravidar, no caso do mioma uterino.

Neoplastia
Estamos falando da proliferação acentuada de células em determinado órgão. Se elas adquirem a capacidade de invadir e destruir órgãos e tecidos adjacentes e de estender para órgãos distantes, passam a caracterizar um câncer. Então, usa-se a alcunha “neoplastia maligna”. Caso contrário, essa multiplicação se limita a um tumor benigno.