Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Doenças que podem ser transmitidas por baratas

Apesar de haver outras formas de transmissão, é importante ficar de olho na higienização

Por Pamela Malva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 mar 2018, 21h55

Ao ver uma barata, algumas pessoas começam a gritar, enquanto outras logo pegam o chinelo para se livrar do inseto. No entanto, apesar de essas reações serem quase automáticas, poucos têm conhecimento sobre os reais perigos que as baratas causam à saúde humana.

A dedetizadora Pragfim, de Belo Horizonte, listou sete doenças transmitidas pelas baratas, uma vez que elas transitam por ambientes como esgotos e armários carregando bactérias e vírus. Hepatite A, febre tifoide, tuberculose, lepra, diarreia, poliomelite e pneumonia são as doenças apontadas nessa pesquisa.

CLAUDIA conversou com a infectologista Valéria de Morais Silveira Telles para entender melhor essa forma de transmissão. A especialista afirmou que as baratas podem transmitir doenças, mas mesmo assim, essa é apenas uma das muitas formas de transmissão.

Leia mais: Como pesquisar online sobre doenças e bem-estar com segurança

Continua após a publicidade

Dentre as sete doenças indicadas pela pesquisa, as três com maior probabilidade, por serem contraídas de forma oral-fecal, são hepatite A , febre tifoide e diarreia (que, além de ser um sintoma, também é considerada uma doença).

A transmissão oral-fecal é dada da seguinte forma: a barata carrega a bactéria nas patas e, ao andar nos ambientes da casa, principalmente na cozinha, passa esses organismos para os alimentos e objetos. Quando uma pessoa tem contato oral com tais objetos ou ingere os alimentos, contrai as doenças.

De acordo com Valéria, tuberculose, lepra e pneumonia têm maior probabilidade de transmissão respiratória, de pessoa a pessoa, do que por baratas.  Já a poliomielite, mesmo sendo também de transmissão oral-fecal, é viral. O vírus causador da doença é um vírus de baixa circulação por causa da vacina, por isso as baratas não têm grande impacto nesse ciclo de transmissão.

Continua após a publicidade

Por mais que as probabilidades sejam pequenas, a transmissão por meio de baratas ainda é possível. Por esse motivo, os cuidados contra o inseto e a higienização adequada são necessários, principalmente em ambientes que são frequentados por crianças, que têm maior probabilidade de contato oral com os objetos.

Veja também: Burnout: os sinais da síndrome que é causada pelo esgotamento no trabalho

+ Paolla Oliveira tem fotos íntimas vazadas

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.