Cães e gatos também precisam se vacinar contra a gripe
Seus pets também têm que ser imunizados. Veja de quais doenças eles precisam ser protegidos.
Cães e gatos devem se vacinar contra gripes para se livrar de suas complicações.
Foto: Getty Images
Com a chegada do outono-inverno sabe-se da importância e necessidade da vacinação contra a gripe, principalmente em grupos de riscos como crianças e idosos. Mas o que ninguém se lembra de que nossos cães e gatos também podem contrair gripe! Isso mesmo!
Para os cães a gripe é causada pela influenza (semelhante ao vírus do homem) e também pela bactéria Bordetella que, quando infecta o trato respiratório destes animais, pode provocar tosse intensa e até pneumonia. Já os gatos podem ser acometidos pela rinotraqueíte e calicivirose. Estes vírus, quando em contato com os bichanos provocam tosse, secreção nasal e sinusite, com risco de causar penumonia. Além disso, podem provocar conjuntivite. E nesta época do ano, com tempo mais seco e frio, o trato respiratório dos bichos pode estar mais susceptível para estas infecções.
A boa notícia é que também existem vacinas para os bichos! No caso dos cães, a vacina anual V10 protege contra várias doenças, dentre elas a influenza. Já contra a Bordetella o animal deve ser vacinado em separado e existe uma vacina específica que deve ser aplicada protegendo-os principalmente nesta época do ano. Para os gatos, a vacinação anual com a V4 já protege contra a rinotraqueíte e calicivirose. E no caso dos animais idosos (acima de 7 anos) o cuidado deve ser redobrado para prevenção. Portanto, não se esqueça: não deixem seus pets de fora da campanha! Eles também precisam ser vacinados!
Dr. Mário Marcondes é diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo. |