Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Aborto: 64% dos brasileiros diz que a mulher é quem deve decidir

É o que revela uma pesquisa feita com milhares de pessoas em 143 municípios do país.

Por Júlia Warken
Atualizado em 20 jan 2020, 15h38 - Publicado em 20 abr 2017, 18h05

Apesar de o aborto ser proibido no país, a maioria dos brasileiros acredita que as mulheres devem ter autonomia para decidir se querem ou não interromper uma gravidez indesejada. Ao todo, 64% da população pensa dessa forma, segundo uma pesquisa encomendada pela ONG Católicas Pelo Direito de Decidir, e realizada pelo IBOPE Inteligência, em fevereiro. O estudo ouviu 2002 pessoas, em 143 municípios. Segundo a ONG, a mesma pesquisa foi feita em 2010 e, na época, 61% partilhavam dessa opinião

O estudo também divulgou que 9% dos entrevistados atribuem o poder de decisão ao marido/parceiro, 6% mencionam o Judiciário, 4% a igreja, 2% a Presidência da República e 1% o Congresso Nacional. Com isso, 73% das pessoas considera que o aborto deve ser decidido no âmbito privado,  enquanto 12% atribuem tal poder a instituições. 

Outro ponto de atenção da amostragem é que até mesmo os entrevistados que se declaram devotos a alguma religião mostraram-se favoráveis à ideia de que a mulher é quem deve decidir sobre o aborto. Ao todo, 65% dos católicos e 58% dos evangélicos partilham dessa opinião, segundo o levantamento.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.