8 maneiras de melhorar a sua saúde em 1 minuto (ou menos!)

Tire um minuto do seu tempo e siga dicas para garantir saúde e bem-estar

Cuidar da sua saúde e bem-estar pode parecer mais fácil do que parece. Separamos ações que levam até 1 minuto para serem executadas, mas que vão fazer a diferença no seu dia.

1. Abrace alguém

“A maioria dos problemas de saúde hoje em dia – distúrbios digestivos, obesidade, insônia, confusão mental, depressão, envelhecimento precoce, diabetes, câncer – ou são causados ou agravados pelo estresse”, diz Kay Leigh, técnico mestre em saúde holística da Tournesol Wellness, centro médico holístico de Nova York. Felizmente, somos conectados por um mecanismo de liberação de hormônios através do contato físico reconfortante: quando abraçamos alguém, nosso corpo libera um hormônio chamado oxitocina. A oxitocina diz a seu cérebro que você está seguro e desativa suas respostas corporais ao estresse (medo, irritabilidade, cansaço).

2. Lave as mãos

Você só demora 20 segundos para lavar as mãos corretamente com água e sabão, e 15 segundos para usar um álcool em gel desinfetante. “Manter as mãos limpas e livres de germes é a sua primeira atitude de defesa contra diversas doenças”, diz Dr. Roshini Raj, médico assistente na NYU Medical Center/Tish Hospital.

3. Planeje sua agenda com antecedência

Tire um minuto a mais para organizar sua agenda. Isso vai fazer com que você aproveite melhor seu tempo, e vai deixá-la menos propensa a faltar nos seus compromissos e sentir-se sobrecarregada.

4. Valorize seus pontos positivos

Pense na pessoa incrível que você é. Quando você está estressado, esse exercício pode trazer o sangue para o córtex pré-frontal, o que ajuda a tomar decisões mais bem planejadas e também beneficiar o corpo e a mente.

5. Levante-se

Levante-se o máximo possível, ou melhor, organize o seu espaço de trabalho para que você possa ficar em pé enquanto trabalha.

6. Alonge seu quadril

Quando você fica sentada por muito tempo, os músculos do quadril e da lombar ficam tensos, o que pode causar dores. Para aliviar a tensão estocada, aposte em alguns alongamentos, de pé, com a perna direita para frente e o joelho dobrado, projete seu corpo para frente mantendo a coluna reta durante 15 segundos, depois, troque de perna. Para um alongamento ainda mais eficaz, levante o braço esquerdo para cima sobre sua cabeça. Mantenha a posição por 30 segundos e, em seguida, repita no lado oposto.

7. Beba muita água

Quando você bebe pouca água você impede o bom funcionamento do seu corpo de diversas maneiras: você torna sua digestão lenta, torna mais difícil para o seu rim filtrar as toxinas do sangue, fica propenso a dores de cabeça e com a pele seca (e, estamos falando apenas de alguns itens da lista). Além disso, sua mente também sofre: você fica mal-humorado e pode confundir fome de sede.

8. Respire fundo

Coloque a mão em seu estômago, e sinta-o subir e descer com a sua respiração. Tente fazer com que cada inspiração e expiração seja mais longa e profunda do que a anterior.  Bônus: alívio do estresse e de dores no pescoço e ombro.