6 mudanças no seu corpo que podem ser sinal de doença
Pele manchada, cabelo ralo... Você acha que é uma questão de beleza, mas pode ser sinal de que sua saúde não vai bem
Ganho de peso excessivo pode indicar alterações hormonais
Foto: Getty Images
Engordar e não conseguir emagrecer, perder muito cabelo e ter manchas nas unhas e na pele podem ser um alerta maior do que problemas estéticos: “O diagnóstico de uma doença pode sair de uma lesão na pele, alterações nas unhas ou nos fios”, diz a dermatologista Tatiana Gabbi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Os sinais que aparecem pelo corpo podem indicar, por exemplo, distúrbios na tireoide, anemia, diabetes e outros males. E você sabe: quanto antes tratar, melhor. “Não é preciso alarde. O importante é ficar de olho nos sinais e visitar regularmente seu médico”, diz o clínico geral Paulo Camiz, professor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Se liga nessa!
1. Fios pelo chão
Queda: “É normal perder de 100 a 200 fios por dia”, diz Tatiana. “A queda de cabelo pode indicar anemia, doenças na tireoide e até estresse. Menos frequente, pode ser sinal de lúpus ou sífilis”, completa a dermatologista.
Cabelo ralo: Está notando diferença no volume dos fios e enxerga o couro cabeludo? “Associado com acne, seborreia e pelos no rosto, isso pode ser um indicativo de síndrome do ovário policístico”, diz Tatiana.
2. Pele com manchas
Temos que ficar atentas a tudo que se manifesta na nossa pele. Segundo Tatiana, manchas escuras e com textura aveludada, que geralmente surgem no pescoço, axila e virilha podem ser sinais de resistência à insulina ou diabetes. Já manchas claras podem ser causadas por excesso de sol ou por fungos. “As clarinhas também podem indicar vitiligo ou hanseníase”, explica Tatiana.
3. Alterações na unha
De olho: “Unhas azuladas e com a curvatura mais acentuada são possíveis sinais de problemas pulmonares, como enfisema e bronquite”, diz Tatiana. “Quando a parte branca, próximo à cutícula, avança, pode ser sinal de doença renal”, diz Camiz.
Tamanho das garras: Se as unhas estão com o crescimento muito lento pode ser sinal de alteração metabólica, como diabetes, ou pode haver algo de errado com seus hormônios.
Sinal amarelo: Nem sempre unhas fracas têm a ver com a falta de vitaminas. De acordo com a dermatologista, isso pode ser resultado de contato com produtos de limpeza ou de traumatismos, como digitar.
4. Alterações na balança
Se mesmo controlando a alimentação o seu peso só aumenta – o que também é um golpe para a autoestima -, é hora de olhar como andam seus hormônios! “Ganho excessivo de peso, assim como a perda, pode indicar distúrbios na tireoide, mas também pode ser efeito colateral de remédios, que diminuem a taxa de metabolismo do corpo”, diz o clínico geral Camiz. Procure seu médico.
5. Ai, que cansaço!
É natural que bata aquela vontade de se jogar no sofá após um dia corrido. Mas fique alerta se a sensação de desânimo e a cara de acabada estão frequentes. “Hoje em dia, o quadro de cansaço está muito relacionado a doenças psiquiátricas, como a depressão, mas pode também ser fonte de outros males, como anemia e distúrbios na tireoide”, afirma Camiz. Repare nos sinais do seu corpo, ok?
6. Abra o bocão
Apesar de o alerta não ser estético, vale ficar atenta. Quando a língua deixa de ter o aspecto rugoso, pode estar faltando nutrientes. Segundo Camiz, isso é sinal de carência de vitamina B12 e de ferro.