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5 passos para vencer o vício e parar de fumar

Confira dicas certeiras, dados animadores e novidades para você parar de fumar de uma vez.

Por Redação M de Mulher Atualizado em 15 jan 2020, 10h11 - Publicado em 9 jan 2014, 21h00

Depois de 8 horas sem cigarro o corpo já começa a sentir sinais positivos.
Foto: Getty Images

Passos certeiros para derrotar a nicotina

1. Pense o tabagismo como doença. Isso é importante para ter determinação e derrotar o vício.

2. Procure um médico. Cardiologistas, pneumologistas e psiquiatras são os mais indicados. Só 3% param “na raça”. Com ajuda, as taxas aumentam para 35%.

3. Converse com seu médico. Às vezes, é necessário controlar a abstinência com repositores de nicotina, como chicletes, pastilhas e adesivos; e antidepressivos, caso da bupropiona e da vareniclina.

4. Pare de uma vez. Segundo especialistas, essa é a maneira ideal de parar. Programe algo que goste de fazer para se distrair e relaxar nesta data.

5. Pratique atividades físicas. Elas liberam hormônios cerebrais que provocam estímulos semelhantes aos do cigarro. Outro truque eficaz é beber bastante água para “distrair” a mente.

 

O que acontece com seu corpo quando você para de fumar

Após 8 horas: O nível de oxigênio no sangue se normaliza.

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Após 12 a 24 horas: Os pulmões já começam a funcionar melhor.

Após 2 dias: O olfato percebe melhor os cheiros e o paladar sente mais sabores.

Após 3 semanas: Você nota que a respiração está mais fácil.

Após 1 ano: O risco de morte por infarto já foi reduzido à metade.

Após 5 a 10 anos: O risco de sofrer infarto é igual ao das pessoas que nunca fumaram

 

 

Fontes: Márcio Gonçalves de Sousa, coordenador do Comitê de Controle do Tabagismo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Instituto Nacional de Câncer (Inca).

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