Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

5 fatos surpreendentes sobre o café, o maior dos estimulantes naturais

Conheça algumas curiosidades e aprenda a tirar ainda mais partido do seu cafezinho

Por Projetos Especiais Atualizado em 21 jan 2020, 22h04 - Publicado em 29 Maio 2015, 11h57

Dizem os estudiosos que, desde a Pré-História, o homem se beneficia do poder energético do café. Oficialmente, suas doces frutinhas vermelhas foram descobertas no século 15, quando um pastor etíope reparou que suas cabras ficavam bastante espertas depois de comê-las.

De lá para cá, o café tornou-se parte importante da nossa rotina e, quase sempre, é usado como fonte extra de energia – a ciência comprova sua capacidade de aumentar a atenção, a concentração e a memória. Conheça algumas curiosidades e aprenda a tirar ainda mais partido desse poderoso aliado.

  1. Uma xícara grande de café, com 240 ml, contém entre 95 e 200 mg de cafeína. A concentração supera a das bebidas energéticas – uma latinha com 250 ml não costuma conter mais do que 80 mg de cafeína.
  2. O expresso parece ser mais forte, mas a concentração de cafeína na versão coada é bem maior. Isso acontece porque a água fica em contato com o pó por muito mais tempo e acaba extraindo mais quantidade da substância.
  3. O café age rápido: estudos sugerem que o efeito comece apenas dez minutos após a ingestão.
  4. O efeito não é dos mais prolongados. Uma xícara média consegue deixar um adulto alerta por cerca de três horas apenas. Portanto, de nada adianta tomar uma dose cavalar na esperança de ficar desperta por mais tempo.
  5. O teor de cafeína varia conforme a marca do café. E seus efeitos também mudam de pessoa para pessoa. A única maneira de encontrar a combinação perfeita é testando. 

Sensual, Energia, Relax… Qual é a sua sensação do momento? Compre aqui e experimente os hidratantes da linha NIVEA Sentidos.

Publicidade