Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pire com o vídeo dessa garotinha dançando “Formation” da Beyoncé

O registro maravilhoso da pequena Elis dançando a música viralizou nas redes sociais e já alcançou mais de 8 mil curtidas.

Por Débora Stevaux (colaboradora)
Atualizado em 15 jun 2017, 17h56 - Publicado em 29 mar 2016, 14h45

Desde que foi lançada, é impossível ouvir a música “Formation” da Beyoncé sem dançar. A faixa foi lançada no dia 6 de fevereiro, um dia antes da sua bombástica apresentação na comemoração da 50º edição do SuperBowl – em que ela foi extremamente criticada por grupos conservadores pelo seu discurso de empoderamento negro, e pelo seu figurino, que fazia alusão ao movimento social Panteras Negras. Criada na década de 60, a organização política revolucionária é conhecida por estar ligada à luta por direitos dos negros americanos.

Divulgação Divulgação

Não à toa, o vídeo foi lançado na época que a campanha #BlackLivesMatter estava ganhando força. O movimento, que em livre tradução para o português significa “As vidas dos negros importam”, brada por justiça após dois jovens negros terem sido friamente assassinados pela polícia – Michael Brown, em Ferguson e Eric Garner, na cidade de Nova York. A brutalidade da ação policial também é abordada de outras formas na canção, que também conta com a voz de Messy Mya, um ativista gay negro que após denunciar a ação violenta da polícia americana contra a sua comunidade, apareceu morto sob circunstâncias suspeitas, no ano de 2010.

Beyoncé abre o clipe sentada em um carro policial de Nova Orleans, uma crítica ao descaso público após a catástrofe do furacão Katrina que assolou a cidade mais populosa dos Estados Unidos. Em uma das cenas, policias aparecem rendidos com as mãos para o alto com um muro de plano de fundo, onde pode-se ler: “Parem de atirar em nós”.  A filhinha da cantora, Blue Ivy também aparece na música em que sua mamãe exalta as origens da cultura negra e o lindo black power da pequena. É por essas e outras tantas razões que a música assumiu um caráter tão empoderador e combativo não só para a população negra americana, mas mundial.

Reprodução/Youtube Reprodução/Youtube

Continua após a publicidade

Nesta semana, esse vídeo maravilhoso da pequena Elis dançando “Formation” viralizou nas redes sociais, o registro já alcançou mais de 8 mil curtidas. A garotinha integra o Projeto Social Rio H2K Madureira, uma das ramificações do Festival Rio H2K de danças urbanas. As aulas acontecem pelas manhãs de sábado, embaixo do Viaduto de Madureira. Dê o play e se encante:

Veja também o clipe de “Formation”:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.