Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

UNICEF lança três filmes sobre a jornada de crianças refugiadas

Estima-se que pelo menos 65 milhões de crianças e adolescentes estejam migrando pelo mundo – seja fugindo de conflitos, pobreza ou de condições climáticas drásticas – em busca de melhores condições de vida e de um novo lugar para se chamar de casa

Por Débora Stevaux (colaboradora)
Atualizado em 22 out 2016, 18h25 - Publicado em 31 mar 2016, 15h15

Estima-se que pelo menos 65 milhões de crianças e adolescentes estejam migrando pelo mundo – seja fugindo de conflitos, pobreza ou de condições climáticas drásticas – em busca de melhores condições de vida e de um novo lugar para se chamar de casa.  Mas quem pode supor todo o perigo e sofrimento desses pequenos desterrados? Foi numa tentativa de relatar e conscientizar as pessoas sobre a jornada desses garotos que o Fundo das Nações Unidas para a Infância, mais conhecido como Unicef, lançou três filmes de animação que remontam histórias verídicas de crianças refugiadas: o drama de se arriscar diariamente para chegar ao seu destino e os horrores que as fizeram ir embora. 

Os três longas fazem parte do projeto “Contos que Não São de Fadas”, em livre tradução, que integra a iniciativa #ActOfHumanity, ou #AtoDeHumanidade. Paloma Escudero, chefe de comunicação do Unicef, disse que diariamente, em todos os confins do mundo, pessoas ajudam esses pequenos com pequenos “atos de humanidade”, mas que essas ações quase nunca são noticiadas ou reconhecidas, mas que são responsáveis por fazer uma diferença incalculável no mundo das crianças refugiadas e dos migrantes. Portanto, é com o objetivo de inspirar outros a fazerem o mesmo que esses atos estão vindo à tona por meio dessas três tramas. 

Paloma também ressaltou que crianças são crianças, em qualquer lugar do mundo, e devem ter seus direitos assegurados em qualquer lugar do globo, e completou: “Não importa aonde estejam no mundo, quando uma criança refugiada ou migrante chega a seu destino, isto é o início de uma outra jornada, não o fim do caminho.”

“Ivine e o Travesseiro” é uma das três produções, e dá cor a história real de uma garotinha de 14 anos, que depois de passar muito medo tentando deixar o solo sírio, conseguiu chegar até um campo de refugiados alemão. Lá, Ivine encontra desafios diferentes, mas não menores. “Malak e o Barco” retrata uma menina de sete anos tentando fugir em um barco furado. O terceiro longa representa o drama de Mustafa, um garoto que depois de deixar sua casa, se sente tão sozinho que leva consigo apenas o questionamento de quem agora sobrou para ser seu amigo. 

Nas redes sociais, o Unicef está focado em envolver o público. A ideia é bem simples: mostrar um ato de humanidade destinado a essas crianças com a hashtag da campanha #ActOfHumanity para compartilhar novas histórias e possíveis novos enredos para novas animações que serão produzidas.

Continua após a publicidade

Confira duas das três animações em inglês: 

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.