Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Um pato ou um coelho? Entenda o que esse teste diz sobre você

Esse desenho está mobilizando a internet! O que você enxerga?

Por Isabella Marinelli
Atualizado em 28 out 2016, 18h12 - Publicado em 17 fev 2016, 14h29

Esse desenho mobilizou as redes sociais. Alguns disseram que viram um pato, outros viram um coelho. O que você vê primeiro? E se vê um, pode ver o outro também? A maior parte das pessoas vê o pato antes do coelho e é capaz de variar entre as duas representações. A grande questão é: o quão rápido consegue fazer isso?

A ambiguidade da imagem e a criatividade

Apesar da repercussão atual, foi em 2011 que os psicólogos Richard Wiseman, Caroline Watt, Kenneth Gilhooly e George Georgiou foram atrás dessas respostas e o resultado deu origem a um artigo publicado no British Journal of Psychology.

Para testar os participantes, foi distribuído um curto teste de criatividade. Ele consistia em listar o maior número de usos possíveis para um determinado objeto em apenas dois minutos.

No caso de uma mesa, por exemplo. Ela poderia ser desmontada e sua madeira usada para fazer uma fogueira, poderia ser virada de cabeça para baixo e coberta por um lençol para criar uma pequena cabana ou ainda virada de lado para servir como escudo. Quanto mais exemplos citados, mais criativo seria o indivíduo. 

Continua após a publicidade

Ok, mas o que isso tem a ver com o coelho? Wiseman e seu time notaram que as mesmas pessoas que conseguiram dar mais de 5 utilidades ao objeto também eram capazes de inverter a imagem dos animais mais rapidamente. 

A conclusão sugere que essa inversão é feita por flashes de criatividade: nesse momento, seu cérebro dá um estalo e percebe que o mundo pode ser visto de outras maneiras. Pessoas altamente criativas são capazes de unir ideias aparentemente desconexas, criar novos usos para antigos objetos e ir além do lugar-comum.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.