Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Suspendida decisão que permitia apreensão de livros na Bienal do Rio

Decisão foi tomada após pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge

Por Da Redação
Atualizado em 8 set 2019, 13h09 - Publicado em 8 set 2019, 13h08

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, cassou neste domingo (8) a liminar emitida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A decisão provisória permitia a apreensão de livros na Bienal do Rio. A decisão foi tomada após pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

A decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), assinada no sábado (7) pelo presidente da Corte, o desembargador Cláudio de Mello Tavares, autorizava a Prefeitura do Rio recolher obras da Bienal do Livro com temática LGBT voltadas para o público jovem e infantil, que não estejam com embalagem lacrada e com advertência para o conteúdo.

Leia também: Gravidíssima, Fernanda Lima mostra barriga “sem filtro e sem censura”

A decisão suspendia a liminar obtida pela organização da Bienal do Livro do Rio, na última sexta-feira, que impedia as autoridades de buscar e apreender obras em função de seu conteúdo.

Continua após a publicidade

Na decisão, o desembargador “ressalta não se tratar de ato de censura, mas reputa ser inadequado que uma obra de super-heróis, atrativa ao público infantojuvenil a que se destina, apresente e ilustre o tema da homossexualidade a adolescentes e crianças sem que os pais sejam devidamente alertados, com a finalidade de acessarem informações a respeito do teor das publicações disponíveis no livre comércio, antes de decidirem se aquele texto se adequa ou não a sua visão de como educar seus filhos”.

Obra esgotada

O livro “Vingadores, a cruzada das crianças”, vendido durante a Bienal 2019, foi alvo de críticas do prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella na noite de quinta-feira (05). Em vídeo publicado no Twitter, ele chegou a determinar que os organizadores recolhessem a obra por “possuir conteúdo impróprio para menores”.

A HQ (história em quadrinhos) traz, em uma de suas páginas, uma imagem de um beijo entre dois personagens masculinos. A obra estava sendo vendida em diferentes estandes e já não estava mais disponível às 9h39 de sexta-feira (6), de acordo com a organização da feira.

Continua após a publicidade

No mesmo dia, a direção da Bienal afirmou, em nota, que não iria retirar os livros e que daria voz “a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser”, além disso enfatizou que o evento é “plural, onde todos são bem-vindos e estão representados”.

Famosos criticaram decisão

Diversos famosos aproveitaram para publicar em suas redes sociais comentando a repercussão do caso. As atrizes Nanda Costa, Alessandra Negrini e a chef Paola Carosella foram algumas das celebridades que criticaram o prefeito do Rio usando a hashtag #LeiaComOrgulho, que foi inclusive um dos assuntos mais comentados no Twitter durante a sexta-feira.

Continua após a publicidade

Leia mais: Ao lado de Xuxa, Diego Hypolito posta primeira foto com namorado
+ Os famosos que se posicionaram contra as queimadas na Amazônia

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.