Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Smartphone pode aumentar risco de cegueira, diz estudo

Luz azul emitida por dispositivos digitais causa a morte das células da retina

Por Da Redação
16 ago 2018, 16h19

Um estudo publicado na revista ‘Scientific Reports’ revela que a luz azul, emitida pelas telas de dispositivos digitais, é prejudicial à visão e pode matar as células da retina.

O fato de estarmos expostos a esses dispositivos constantemente preocupa os pesquisadores, já que a córnea e a retina são vulneráveis e não são capazes de bloquear a luz azul. A exposição prolongada a essa luz provoca a morte das células fotorreceptoras (sensíveis à luz), uma das causas da degeneração macular, que causa cegueira.

Os resultados do estudo foram baseados na análise de imagens de células vivas. O experimento revelou que a luz provoca alterações na membrana plasmática das células oculares, interrompendo suas funções. De acordo com os cientistas, a pesquisa conseguiu explicar como esses danos ocorrem, o que pode ajudar na criação de tratamentos capazes de retardar a degeneração macular.

Leia maisO creme hidratante que viralizou por ser barato e perfeito para o inverno

Continua após a publicidade

Os pesquisadores explicam que o contato da retina com a luz azul desencadeia reações que destroem as células da retina e, quando destruídas, elas não se regeneram. Os cientistas também descobriram que, em laboratório, a luz azul é capaz de causar a morte de células de outras partes do corpo, como as cardíacas e os neurônios, por exemplo.

“Ao aprender mais sobre os mecanismos da cegueira em busca de um método para interceptar reações tóxicas causadas pela combinação de luz azul e retina, esperamos encontrar uma maneira de proteger a visão das crianças que crescem em um mundo de alta tecnologia”, disse Karunarathne a Fox News.

Enquanto isso, os pesquisadores recomendam o uso de óculos com lentes que possam filtrar luz UV e luz azul, assim como evitar usar equipamentos eletrônicos no escuro, para diminuir os riscos de danos à visão.

Continua após a publicidade

Embora os cientistas tenham investigado os mecanismos pelos quais a luz azul pode prejudicar a visão, ainda são necessários mais estudos para medir o real impacto do uso desses dispositivos no surgimento de doenças.

Leia mais: Sogra de Sabrina Sato escolhe nome da neta enquanto pais não decidem

VOTE no Prêmio CLAUDIA e escolha mulheres que se destacaram

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.