Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Selfies estão ajudando a aumentar a transmissão de piolhos, sugere estudo

A utilização dos aparelhos tornaria os jovens até duas vezes mais propensos a sofrer com a doença

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 14h31 - Publicado em 13 ago 2019, 20h49

Ao que parece, o simples ato de tirar uma selfie está se tornando cada vez mais perigoso. Além de matar mais que ataques de tubarão, a prática agora também tem aumentado a transmissão de piolhos entre crianças. Ao menos é o que indica um estudo feito pela Oxford University Hospitals NHS Foundation Trust.

Veja o que está bombando nas redes sociais

Avaliando o comportamento de 200 jovens, os pesquisadores os separaram em dois grupos: um que não usava tablets ou celulares e outro que fazia uso dos dispositivos. Ao analisar a porcentagem dos que indivíduos que haviam tido piolho, foi observado que 29,5% do grupo 1 sofreu com o problema, contra 62,5% do segundo grupo.

Assim, chegaram a conclusão de que a utilização dos aparelhos torna os jovens duas vezes mais propensos a terem piolhos. “Isso por que, na hora de tirar uma foto, é comum que as crianças e adolescentes se reúnam muito próximos uns aos outros e essa proximidade facilita a transmissão do inseto entre as cabeças”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O estudo também apontou um crescimento das infestações nos últimos cinco anos. O número é 22 vezes maior que as estimativas anteriores, quando apenas 2% a 8% da população infantil teve a doença. “É claro que não se pode dizer que smartphones e selfies são a única causa para o aumento na incidência de piolhos em crianças. Podem sim existir outras razões. Mas também não se pode negar que há uma ligação entre esses dois fatores”, aponta a dermatologista.

Continua após a publicidade

Como prevenção, Paola recomenda a proibição do uso dos aparelhos ao primeiro sinal de surto de piolhos nos ambientes frequentados pela criança. “É muito difícil lidar com piolhos, tanto para os pais quanto para as crianças. Sendo assim, é fundamental entendermos como essas pequenas criaturas se espalham. Afinal, é melhor prevenir do que remediar, principalmente quando os tratamentos mais comuns para os piolhos incluem o famoso e dolorido pente fino e remédios aos quais essas pequenas criaturas estão cada vez mais resistentes.”

Leia também: Estudo comprova que a autoestima da grávida reflete na relação com o bebê

+ ‘Doença do pombo’ mata duas pessoas em São Paulo

Carga mental: você se sente sobrecarregada em casa?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.