Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Secretaria de Política para Mulheres pede apuração sobre funks

Órgão emitiu nota de repúdio a "Só Surubinha de Leve" e "Vai Faz a Fila"

Por Da Redação
Atualizado em 19 jan 2018, 20h08 - Publicado em 18 jan 2018, 22h00

A Secretaria Nacional de Política para Mulheres e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher divulgaram uma nota de repúdio a funks acusados de incitar o estupro e pediram investigação do Ministério Público “quanto a possíveis crimes praticados”.

O órgão é ligado à Secretaria de Governo da Presidência da República e afirma na nota que há “clara apologia aos crimes de estupro” nas músicas “Só Surubinha de Leve”, do MC Diguinho, e “Vai Faz a Fila”, do MC Denny.

O funk de MC Diguinho foi tirada das plataformas digitais de música depois de ter mais de 14 milhões de visualizações no YouTube. Ele tem trechos como “Taca bebida, depois taca p. e abandona na rua”.

“Vai Faz a Fila”, de MC Denny, tem versos como “Vou socar na sua b. sem parar/E se você pedir pra eu parar não vou parar” e 29 milhões de visualizações no Youtube. Ainda está no ar.

Nesta sexta-feira (19), a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, a quem compete receber denúncias de violência e discriminação contra a mulher e encaminhá-las aos órgãos competentes, também solicitou providências ao Ministério Público Federal para que essas músicas sejam indisponibilizadas permanentemente e seus autores e intérpretes responsabilizados pela apologia ao crime de estupro.

“Embora a livre manifestação artística seja garantia constitucional assegurada a todos, não é possível permitir a disponibilização de conteúdo que, além de infringir a dignidade da pessoa humana, ainda estimule o sentimento de que o estupro seja um comportamento naturalizado em nossa sociedade. O desrespeito à mulher, ao seu corpo e ao seu consentimento para a prática de qualquer ato acaba por normalizar abusos e incentivar o cometimento desses crimes, que incidem em grande parte sobre crianças e adolescentes. Nenhuma liberdade é maior do que a liberdade de nossas crianças crescerem sadias de corpo e mente”, afirma a nota assinada pela deputada federal Gorete Pereira, procuradora da mulher.

Continua após a publicidade

Leia a nota na íntegra da Secretaria Nacional de Política para Mulheres:

“A Secretaria Nacional de Política para Mulheres e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher vem a público manifestar repúdio às canções intituladas “Só Surubinha de Leve”, do Mc Diguinho, e “Vai Faz a Fila”, do Mc Denny, que fazem clara apologia aos crimes de estupro.

Para apuração e responsabilização quanto aos possíveis crimes praticados, a SPM solicitou ao Ministério Público Federal e ao Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (FONAVID) providências cabíveis.

As duas letras se encontram em destaque na lista de “virais” na internet no Brasil. A música é uma manifestação cultural legítima, mas não pode ser ferramenta incentivadora de crime, sendo necessária a tomada de providências legais contra autores, intérpretes e divulgadores.

É importante ressaltar que a investida sexual sem o consentimento da mulher, ou em qualquer circunstância que lhe provoque perda de consciência, caracteriza violência sexual e pelo novo código penal é enquadrado no crime de estupro e crime de estupro de vulnerável, respectivamente.

Continua após a publicidade

De acordo com o Anuário da Segurança Pública, 49.497 mulheres sofreram estupro em 2016. Portanto, reforçamos que o trabalho da Secretaria Nacional de Política para Mulheres é para que as mulheres brasileiras tenham seus direitos garantidos.

Acompanharemos de perto o andamento da questão.”

Leia também: Brasileira é mantida em cárcere privado pelo namorado

Mulher é morta por marido que cumpria liberdade condicional

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.