Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Quem foi Brenda Lee, transexual homenageada pelo Google

A ativista, pioneira no acolhimento de pessoas com HIV, foi assassinada em 1996 e completaria 71 anos em janeiro

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 11h28 - Publicado em 29 jan 2019, 16h00

Brenda Lee é a homenageada do Google nesta terça-feira (29), o Dia da Visibilidade Trans. Brenda foi uma militante transexual brasileira, pioneira na luta contra a AIDS, e completaria 71 anos em 10 de janeiro. 

A militante criou, em 1986, a Casa de Apoio Brenda Lee, no centro de São Paulo, com o objetivo de acolher e dar assistência médica, social, moral e material às pessoas com HIV.

Nascida como Cícero Caetano Leonardo, em Bodocó, Pernambuco, Brenda Lee foi morar no bairro do Bixiga, na capital paulista, ainda aos 14 anos. Na residência, ela abrigou um portador do vírus HIV, em 1984, época que havia pouca informação em relação à doença.

Com esforço, ela conseguiu firmar uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Estado de São Paulo em 1988 para acolher portadores do vírus.

Continua após a publicidade

Brenda não conseguiu lutar muito mais pela causa. Ela foi assassinada a tiros no dia 28 de maio de 1996 aos 48 anos.  

Os irmãos Gilmar Dantas Felismino, ex-funcionário de Brenda, e José Rogério de Araújo Felismino foram presos pela polícia acusados pelo crime. O motivo, descoberto depois, teria sido um golpe financeiro sem sucesso que o funcionário tentou dar na ativista. 

Em homenagem à Brenda, foi instituído, em 2008, o Prêmio Brenda Lee, concedido quinquenalmente em razão das comemorações do Dia Mundial de Combate à Aids e ao aniversário do Programa Estadual DST/AIDS do Estado de São Paulo.

Continua após a publicidade

Após seu assassinato, o espaço criado foi vendido e se tornou uma organização não governamental, que passou a oferecer cursos. Reaberta em 2016, a Casa de Apoio Brenda Lee retomou sua vocação original.

Dentre os serviços oferecidos pelo lugar estão acolhimento, atividades e engajamento social com treinamento de liderança, comunidade e defesas, psicólogos, jurídicos e educação.

Continua após a publicidade

Siga CLAUDIA no Instagram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.