Priscilla Chan, mulher de Mark Zuckerberg, funda escola inovadora

Proposta de Priscilla Chan, pediatra e mulher do fundador do Facebook, irá unir ensino e cuidados médicos a crianças carentes da Califórnia

Saúde e educação caminhando de mãos dadas. Esta é a proposta de The Primary School, projeto filantrópico que será inaugurado em 2016, na Califórnia (EUA).

A escola, em tempo integral, promete unir ensino regular com cuidados médicos – tudo gratuito, para famílias de baixa renda. A proposta inovadora é assinada por Priscilla Chan, mulher do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

Ela, que é pediatra e acaba de dar à luz sua primeira filha, anunciou o projeto em seu perfil na rede social do marido: “Nosso pequeno time está trabalhando com famílias de East Palo Alto, educadores e líderes comunitários para desenvolver um modelo que atenda a suas complexas necessidades”, escreveu no comunicado.

Além de Priscilla, que figura como fundadora e CEO, o projeto conta com outros nomes de peso na equipe, como os educadores Meredith Liu (presidente) e Andrew Elliott-Chandler (diretor), a ativista social Nora Razon (gerente de engajamento familiar e comunitário) e a pediatra Jessica Schumer.

O local escolhido para a fundação da escola foi East Palo Alto, uma pequena cidade americana na região do Vale do Silício – área que abriga empresas gigantes de tecnologia como Facebook, Yahoo! e Google, além da famosa Universidade de Stanford. Todo o dinheiro que a região do Vale do Silício movimenta, no entanto, não alcança o município.

Segundo dados do Censo de 2010, o último realizado nos Estados Unidos, East Palo Alto tem pouco mais de 28 mil habitantes, sendo que a maioria é latina (64%) e negra (16%). Crianças com menos de 5 anos representam 9% da população, e as que têm de 5 a 17 anos são 23%. Uma em cada cinco delas vive abaixo da linha de pobreza.

As aulas só terão início em agosto do ano que vem, mas o site da instituição (theprimaryschool.org) já está no ar. A primeira turma, que começa no ano que vem, será composta por alunos de 4 anos, mas a quantidade de estudantes e a abordagem pedagógica ainda não foram reveladas.

The Primary School está firmando também parceria com uma clínica beneficente local, a Ravenswood Family Health Center, com o intuito de garantir acompanhamento médico para que os alunos e suas famílias tenham uma vida saudável. Os alunos terão acesso a consultas médicas, odontológicas e psicológicas, de maneira totalmente gratuita.

A intenção é que novas turmas sejam abertas a cada ano, até que seja possível atender de bebês a crianças do nono ano. Em 2016, irá funcionar provisoriamente em um prédio alugado, enquanto as instalações definitivas estão em construção. Outros detalhes do projeto são mantidos em segredo.