Priscilla Chan, mulher de Mark Zuckerberg, funda escola inovadora

Proposta de Priscilla Chan, pediatra e mulher do fundador do Facebook, irá unir ensino e cuidados médicos a crianças carentes da Califórnia

Saúde e educação caminhando de mãos dadas. Esta é a proposta de The Primary School, projeto filantrópico que será inaugurado em 2016, na Califórnia (EUA).

A escola, em tempo integral, promete unir ensino regular com cuidados médicos – tudo gratuito, para famílias de baixa renda. A proposta inovadora é assinada por Priscilla Chan, mulher do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

Ela, que é pediatra e acaba de dar à luz sua primeira filha, anunciou o projeto em seu perfil na rede social do marido: “Nosso pequeno time está trabalhando com famílias de East Palo Alto, educadores e líderes comunitários para desenvolver um modelo que atenda a suas complexas necessidades”, escreveu no comunicado.

Além de Priscilla, que figura como fundadora e CEO, o projeto conta com outros nomes de peso na equipe, como os educadores Meredith Liu (presidente) e Andrew Elliott-Chandler (diretor), a ativista social Nora Razon (gerente de engajamento familiar e comunitário) e a pediatra Jessica Schumer.

O local escolhido para a fundação da escola foi East Palo Alto, uma pequena cidade americana na região do Vale do Silício – área que abriga empresas gigantes de tecnologia como Facebook, Yahoo! e Google, além da famosa Universidade de Stanford. Todo o dinheiro que a região do Vale do Silício movimenta, no entanto, não alcança o município.

Segundo dados do Censo de 2010, o último realizado nos Estados Unidos, East Palo Alto tem pouco mais de 28 mil habitantes, sendo que a maioria é latina (64%) e negra (16%). Crianças com menos de 5 anos representam 9% da população, e as que têm de 5 a 17 anos são 23%. Uma em cada cinco delas vive abaixo da linha de pobreza.

As aulas só terão início em agosto do ano que vem, mas o site da instituição (theprimaryschool.org) já está no ar. A primeira turma, que começa no ano que vem, será composta por alunos de 4 anos, mas a quantidade de estudantes e a abordagem pedagógica ainda não foram reveladas.

The Primary School está firmando também parceria com uma clínica beneficente local, a Ravenswood Family Health Center, com o intuito de garantir acompanhamento médico para que os alunos e suas famílias tenham uma vida saudável. Os alunos terão acesso a consultas médicas, odontológicas e psicológicas, de maneira totalmente gratuita.

A intenção é que novas turmas sejam abertas a cada ano, até que seja possível atender de bebês a crianças do nono ano. Em 2016, irá funcionar provisoriamente em um prédio alugado, enquanto as instalações definitivas estão em construção. Outros detalhes do projeto são mantidos em segredo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s