Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Primeira-ministra da Nova Zelândia anuncia gravidez

Jacinda Ardern defendeu que as mulheres têm o direito de fazer planos pessoais sem ter medo das respostas no trabalho

Por Da Redação
Atualizado em 19 jan 2018, 17h44 - Publicado em 19 jan 2018, 17h36

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, de 37 anos, anunciou que está grávida e pretende tirar uma licença-maternidade de 6 semanas após o nascimento do filho.

Ela e o parceiro, o apresentador de televisão Clarke Gayford, descobriram a gravidez no dia 13 de outubro, dias antes de conseguir o apoio no Parlamento do país para formar um novo governo.

No comunicado oficial, a premiê afirmou que retomará as atividades depois de seis semanas de licença. Enquanto isso, o vice-primeiro-ministro Winston Peters ficará à frente do governo.

“De uma perspectiva pessoal, não vejo a hora de meu novo papel como mãe. Mas estou igualmente focada no meu trabalho e nas responsabilidades como primeira-ministra”, conta.

Direitos femininos

Ardern chegou a ser questionada em um programa de rádio sobre o caso. Na ocasião, o jornalista perguntou se a população deveria ter o direito de saber que seu líder tiraria licença-maternidade antes de escolher por ele.

“A pergunta é: é válido uma primeira-ministra sair em licença-maternidade enquanto estiver no cargo?”, questionou dizendo ainda que “o empregador em uma empresa precisa saber que tipo de mulher está empregando”.

Ela então respondeu que as mulheres têm o direito de manter seus planos de ter filhos no âmbito privado e que não podem ser discriminadas por seus empregadores por isso.

É totalmente inaceitável, em 2017, dizer que mulheres tenham que responder esse tipo de pergunta no ambiente de trabalho“, respondeu. “Ter filhos é uma decisão da mulher e isso não deve predeterminar se ela receberá ou não oportunidades de emprego”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.