Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Por dentro da fábrica Vista Alegre, que produz porcelanas até para a Família Real

Em funcionamento desde 1824, além das lindas peças, ela ainda oferece uma estrutura invejável para os funcionários e celebra seu novo complexo hoteleiro

Por Isabella Marinelli Atualizado em 27 out 2016, 18h47 - Publicado em 21 out 2016, 15h18

Caso seja convidado pela rainha Elizabeth II para um jantar no castelo de Windsor, uma das principais residências da família real britânica, no condado de Berkshire, na Inglaterra, pode ter certeza de que será recebido com pratas, cristais e porcelanas históricas. 

Sem que os reis percebam, tente dar uma espiada no fundo do prato: é bem possível que encontre o brasão da Vista Alegre. A mais tradicional fabricante de porcelana do mundo, orgulhosamente, comemora quase dois séculos de trabalho e continua estabelecida como fornecedora das mais ilustres personaldidades mundiais.

HISTÓRIA

Fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal. Começou com a aquisição da Capela da Vista Alegre e suas adjacências, em 1812, mas apenas 12 anos depois ganhou o reconhecimento da monarquia portuguesa.

Entretanto, muito ainda foi feito depois disso. Além do prédio fabril, a propriedade foi ganhando, aos poucos, jeito de cidade. Os artistas, operadores de máquinas e outros muitos trabalhadores puderam morar no Bairro Operário e usufruir de escola, teatro, bar social e até um time de futebol locais. A filosofia dos fundadores prega que qualidade de vida é fundamental para a dedicação no trabalho.

Reprodução/Isabella Marinelli
Reprodução/Isabella Marinelli

VISITAS À FÁBRICA VISTA ALEGRE

Hoje em dia, o empreendimento foi além e também se preparou para receber visitantes. Para os viajantes que procuram as cinco estrelas, conta com um complexo hoteleiro, em parceria com a holding Montebelo Hotels & Resorts, que alia a história e a relevância da fábrica às experiências de hospedagens de luxo. 

Mas, se não quiser se ficar por lá, sem problemas. As visitas avulsas são abertas ao público com possibilidade de agendamento prévio pelo site oficial. Uma das principais atrações é o museu da fábrica, que ostenta um acervo de cair o queixo e encanta quem passa por lá.

Isabella Marinelli/CLAUDIA
Isabella Marinelli/CLAUDIA

Continua após a publicidade

Durante o passeio, além de conhecer louças da realeza, de chefes de estado e celebridades, também é possível admirar os exemplares frutos de parcerias com grandes estilistas e designers, como Christian Lacroix. Outra curiosidade são as peças únicas, daquelas que os moldes foram literalmente quebrados após alcançado o número desejado de produção.

Reprodução/Isabella Marinelli
Reprodução/Isabella Marinelli

Reprodução/Isabella Marinelli
Reprodução/Isabella Marinelli

A parte mais interessante do tour é a visita ao ateliê, feita enquanto os artistas trabalham. Ao chegar na iluminada sala de pintura, você se depara com a reprodução em tempo real dos preciosos desenhos das porcelanas. A riqueza de detalhes é toda constituída à mão, baseada na arte que é passada de geração em geração por pintores treinados e apaixonados pelo ofício.

Reprodução/Isabella Marinelli
Reprodução/Isabella Marinelli

Reprodução/Isabella Marinelli
Reprodução/Isabella Marinelli

Ao fim da caminhada guiada, pausa para os apaixonados por itens de decoração e recepção na loja e outlet Vista Alegre. Nos dois, encontram-se bons produtos por bons preços – muito mais atrativos do que os praticados no Brasil. Os vendedores, por sua vez, garantem a embalagem segura para que nenhum acidente aconteça na viagem de volta. 

SERVIÇO

Museu e Fábrica da Vista Alegre
3830-292 Ílhavo 
Portugal
Telefone: (00351) 234 320 682
E-mail: museu@vistaalegre.com
Para agendamento de visitas: www.vistaalegre.com

Continua após a publicidade
Publicidade