Pela primeira vez na história, Mesa Diretora da Câmara terá duas mulheres
As deputadas Mara Gabrilli e Luiza Erundina ocuparão simultaneamente cargos na Mesa Diretora da Câmara pelos próximos dois anos.
O mês de fevereiro começou com boas notícias para as mulheres na política brasileira. Pela primeira vez, duas deputadas foram eleitas para ocupar diferentes cargos na Mesa Diretora da Câmara. A eleição, que aconteceu neste domingo (02), nomeou a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) para 3ª Secretaria e Luiza Erundina (PSB-SP) para a 3ª suplência.
Erundina, que recebeu 372 votos de seus colegas, é autora de proposta de emenda à Constituição (PEC 590/06) que obriga a Mesa a ter em sua composição ao menos uma mulher. Nesta Legislatura, a bancada feminina na Câmara teve pequeno aumento, de 45 para 51 deputadas, mas a representação das mulheres na Casa ainda é de apenas 10% do total de 513 cadeiras*. Em documento entregue pela bancada feminina a todos os candidatos à Presidência da Câmara, as deputadas ressaltaram que, apesar dos avanços na legislação eleitoral, o número “continua longe de corresponder à representação justa e adequada da parcela feminina da população brasileira”.
Na 3ª Secretaria, Mara Gabrilli, eleita com 456 votos, será responsável pela gestão administrativa de passagens aéreas e por examinar os requerimentos de licença e as justificativas de faltas dos deputados. A parlamentar acredita que poderá trazer um protagonismo diário para as deputadas e representar mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Para comemorar, ela postou uma foto com sua parceira na sua página do Facebook. “O fato de poder participar de todas as decisões da Mesa dá protagonismo à mulher e às pessoas com deficiência no Brasil”, escreveu na legenda.
Em 2011, Rose de Freitas (PMDB-ES) havia se tornado a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa Diretora, como 1ª vice-presidente. No domingo, a ex-deputada assumiu nova vaga, dessa vez no Senado. A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados é responsável pela direção dos trabalhos e serviços administrativos da Casa. Ela é composta de 11 deputados (um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes), que não podem fazer parte de liderança nem de comissão permanente, especial ou de inquérito.
* Fonte: Agência Câmara da Notícia