Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que você precisa saber sobre a Flip 2015

Um escritor jurado de morte, a homossexualidade de Mário de Andrade, sexo e erotismo chamam a atenção para a festa. Saiba quais são os destaques, os lançamentos mais quentes, os autores convidados e o grande homenageado do ano

Por Stephanie Bevilaqua (colaboradora)
Atualizado em 22 out 2016, 18h12 - Publicado em 24 jun 2015, 16h09

Começa no dia 1º de julho a 13ª edição da Flip, a Festa Internacional Literária de Paraty. E o grande homenageado do ano é Mário de Andrade. O evento pretende explorar a multiplicidade do legado do escritor com palestras, exposições e mesas de debate. Este mês a Fundação Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, liberou para consulta da “carta proibida”, em que o autor fala sobre a sua sexualidade.

Divulgação
Divulgação ()

Destaques

Jurado de morte pela máfia italiana, o jornalista e escritor Roberto Saviano narra a sua experiência com o narcotráfico. Ele viveu recluso ao escrever seu primeiro sucesso, “Gomorra”, que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares. E depois disso ele não se acomodou. Em 2013 lançou “ZeroZeroZero”, em que relata como a cocaína conecta o comércio impõe suas regras nas relações sociais. Ele analisa o surgimento dos cartéis colombianos e também comenta a posição do Brasil nesse esquema.

Já Beatriz Sarlo é referência da literatura argentina. Aos 73 anos, coleciona sucessos como “A Cidade Vista” e “Viagens – Da Amazônia às Malvinas”. Uma das principais pensadoras da América Latina, ficou marcada por temas como política e transformações sociais.

Outro atração de destaque é Jean Plantureux, cartunista do jornal francês Le Monde desde 1972. Ele vai dividir a mesa com Riad Sattouf, que trabalhou no Charlie Hebdo, no sábado, dia 4.

Continua após a publicidade

Temas

Uma das promessas para este ano é a variedade dos debates. A mais ousada delas é a mesa sobre “literatura, sexo e erotismo”. Depois da explosão de vendas com “Cinquenta Tons de Cinza” o gênero entra em cena ilustrado por nomes nacionais como Reinaldo Moraes com “Pornopopéia”.

Literatura internacional, música e poesia também são pauta. Arnaldo Antunes e Karina Buhr estão entre os convidados.

Divulgação
Divulgação ()

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.