Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O feminino é personagem de uma luta em vão na obra de Berna Reale

Exposição com trabalhos da artista paraense faz parte do projeto CCBB Música.Performance, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo

Por Giuliana Bergamo
Atualizado em 31 jul 2017, 15h25 - Publicado em 14 jul 2017, 14h52

Lavar a louça sobre a pia de uma família. Dizer “não” à criança que insiste em desafiar os pais. Denunciar a violência nossa de cada dia, o machismo, a desigualdade social. São todas tarefas necessárias para a sobrevivência do humano, mas que passam despercebidas pelo olhar automatizado.

Mais do que isso: tratam-se de trabalhos desvalorizados, menosprezados até. Atenta a essas questões desde os primórdios de sua carreira, a artista Berna Reale vira o jogo e traz essa labuta à luz em forma de obra de arte.  

Abre amanhã (15/07), no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, a exposição Vão, de autoria da paraense que concorreu ao Prêmio CLAUDIA em 2015, mesmo ano em que representou o Brasil na Bienal de Veneza.

“Pensei nesse título pois é duplo, lembra vazio de espaço, mas também remete a insucesso, à inutilidade de algo em vão”, diz a artista. “Os trabalhos foram pensados sobre questões de luta em vão, de labuta diária, mas abordam o feminino como personagem dessa luta.”

Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra é composta por uma instalação fotográfica, sete fotografias e dois vídeos, À Frio e Em Pêlo. O primeiro foi realizado em uma fábrica de gelo, em um distrito de Belém (PA). No vídeo, Berna, na pele de uma personagem vestida apenas com uma capa e botas de plástico, luvas e fones de ouvido cor de rosa enxuga uma montanha de gelo.

Continua após a publicidade

Em Pêlo foi gravado em um curtume por onde a artista desfila carregando peles de animais como se fossem tecidos em um desfile de moda.

(Divulgação/Divulgação)

A exposição é aberta ao público e fica em cartaz até o dia 28 de agosto, de quarta a segunda, das 9h às 21h. Faz parte do projeto CCBB Música.Performance, que inclui ainda shows, espetáculos de dança, performances e outras exposições, como a do artista americano Matthew Barney.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112, Centro
São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3113-3651
ccbbsp@bb.com.br
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.