Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nasa cancela 1ª caminhada espacial feminina por falta de trajes adequados

Após decisão da agência espacial, astronauta será substituída por um profissional do sexo masculino

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 10h29 - Publicado em 26 mar 2019, 12h13

A agência americana Nasa cancelou, nesta segunda-feira, 25, a primeira caminhada espacial feminina por um motivo inusitado: não havia trajes o suficiente do tamanho adequado a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A caminhada estava programada para esta sexta-feira, 29, e seria realizada pelas astronautas Christina Koch e Anne McClain.

A dupla feminina estava prestes a entrar para a história. Elas iam ser as duas primeiras mulheres a realizar uma caminhada espacial. No entanto, Anne terá que ceder o seu lugar ao colega Nick Hague. Desde 1998 até hoje, nenhuma mulher realizou caminhada espacial desacompanhada de um homem ou com outra astronauta. Foram 214 saídas no total.

“Os administradores da missão decidiram ajustar as tarefas, devido em parte à disponibilidade de trajes espaciais na estação”, disse a agência especial em um comunicado.

Segundo a Nasa, McClain realizou uma saída na semana passada com Hague e, durante a operação, percebeu que um torso do tamanho médio, essencialmente a camisa do traje espacial, lhe servia melhor. Entretanto, não é possível fabricar dois torsos de tamanho médio a tempo da caminhada. “Como só um torso de tamanho médio pode ser preparado até a sexta-feira, 29 de março, Koch o usará”, afirmou a Nasa. 

Continua após a publicidade

A porta-voz Stephanie Schierholz defendeu a decisão em sua conta no Twitter: “Neste caso, é mais fácil (e mais rápido!) mudar os caminhantes espaciais do que reconfigurar o traje espacial“.

Brandi Dean, porta-voz do Centro Espacial Johnson, em Houston, declarou à AFP que os trajes espaciais a bordo da ISS são um conjunto de partes que se combinam para se adaptarem aos corpos dos astronautas.
Segundo a funcionária, a bordo da Estação há duas combinações superiores para cada um dos três tamanhos disponíveis: médio, grande e extra grande. Porém, um dos “médios” é uma peça de substituição, e são necessárias 12 horas de trabalho para prepará-la para uma saída. 
Leia mais:  Por gravidez de risco, aluna da UFPA cola grau em casa: “Humanidade”
+ Vídeo: boxeador rouba beijo de repórter durante entrevista
Siga CLAUDIA no Youtube
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.