Museu da Pessoa comemora 25 anos com exposição em São Paulo
Fundada em 1992 pela historiadora Karen Worcman, a instituição é o primeiro acervo virtual de história oral do mundo
Foi em uma exposição, há 25 anos, que nasceu o Museu da Pessoa, primeiro acervo de história oral virtual do mundo.
Na época, a historiadora Karen Worcman, que concorre ao Prêmio CLAUDIA na categoria CULTURA, coordenou uma mostra no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro sobre a imigração de judeus para o Brasil. Desde então, o trabalho cresceu. E muito.
Já inspirou a fundação de outros museus fora do país e hoje conta com cerca de 18 mil histórias de vida registradas em texto, vídeo e fotos (como a que ilustra esta página). Elas ficam disponíveis na internet (acesse AQUI).
A partir do próximo sábado (23), uma outra exposição celebra o aniversário do museu. Intitulada Quem sou Eu?, a mostra fica em cartaz no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, até o dia 17 de dezembro. Os ambientes remontam a origem ancestral das contações de histórias.
Por isso, foram organizados em roda e distribuídos em dois módulos. Em um deles estão as obras Um Instante que Resiste e Ensaio para Sinônimos. No outro, está a coleção Vínculos Afetivos, da cineasta Viviane Ferreira, presidente da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro.
Assim como o Museu da Pessoa, a exposição é interativa. Os visitantes podem gravar depoimentos de um minuto respondendo à pergunta: “Quem sou eu?”. O resultado será exibido em um painel que fará parte da mostra.
Quem sou Eu?
De 23 de setembro a 17 de dezembro
Terça a sexta, das 10h às 21h30;
Sábados, das 10h às 20h30; domingos e feriados, das 10h às 18h30
Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, São Paulo – SP
Informações: 5080-3000
sescsp.org.br