Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mulheres organizam manifestações por justiça a Mayara Amaral

Atos estão marcados em pelo menos quatro capitais, incluindo São Paulo

Por Camila Bahia Braga Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 ago 2017, 17h19 - Publicado em 2 ago 2017, 16h08

Acontece nesta sexta-feira (4), em São Paulo, o ato Nós por Nós – ato contra o feminicídio e em memória de Mayara, em protesto pelo assassinato da musicista Mayara Amaral e pela forma como o crime tem sido tratado pela polícia e pela imprensa.

Leia mais: Três homens contra Mayara Amaral. Ela está morta. Carbonizada

Mayara Amaral foi morta por três homens – um deles integrante de uma mesma banda que ela – com golpes de martelo na cabeça. Luis Alberto Barros, 29 anos, Ronaldo Olmedo, 33 anos, e Anderson Pereira, 31 anos, estão presos. De acordo com o relato da irmã da vítima, Pauliane Amaral, Mayara estava apaixonada por Luis. Ele afirmou ter atraído Mayara para o motel na noite de segunda (24) e ter praticado relações sexuais com ela, assim como Ronaldo.

O crime aconteceu no quarto do motel e os fatos levam à suspeita de estupro da vítima. Seu corpo foi carbonizado, restando apenas a mão para reconhecimento do corpo. Os assassinos dividiram entre si os pertences da vítima: um carro modelo Gol de 1992, um violão, um celular e um notebook.

Continua após a publicidade

A polícia investiga o crime como latrocínio – roubo seguido de morte -, ainda que dois dos criminosos tenham mantido relações sexuais com a vítima na noite do assassinato, ainda que se tratasse de um parceiro afetivo, ainda que ela tenha sido morta violentamente – características do feminicídio, que mata uma mulher a cada hora e meia no Brasil.

A dissertação de mestrado de Mayara foi sobre mulheres brasileiras que compuseram para violão erudito nos anos 1970 (Reprodução/Facebook)

Organizações da sociedade civil, familiares e mulheres defendem a tipificação correta do crime por uma série de motivos. Entre eles está a necessidade de manter as estatísticas oficiais próximas à realidade, permitindo que os debates e as políticas públicas em torno da violência contra a mulher possam ocorrer com base em dados sólidos. Outra razão diz respeito ao rompimento com a resistência de membros do poder público, como delegados e policiais, em compreender e tipificar o crime como feminicídio, que caracteriza o assassinato da mulher pela condição do gêneroprevisto por lei desde março de 2015.

Continua após a publicidade

Embora o latrocínio seja a infração mais grave na legislação penal em vigor – priorizando o patrimônio em detrimento da vida -, com pena mínima de 20 anos de reclusão ante os 12 anos mínimos do crime hediondo de feminicídio -, enquadrar o crime corretamente é também uma questão de justiça à vítima e sua memória. Mayara Amaral não foi assassinada por possuir um carro velho, um instrumento musical e dois aparelhos eletrônicos. Ela foi morta por ser uma mulher – jovem, bonita e talentosa.

Professores e pesquisadores de violão da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinaram um manifesto em defesa de Mayara e de todas as mulheres vítimas de violência, em que se lê: “Mayara se foi, mas sua vida e sua morte nos mostra de modo cristalino a necessidade de aprofundar o debate sobre o feminicídio e sobre a cultura machista em nosso meio“.

Leia mais: Com quantos paus se constrói um estuprador-universitário

Continua após a publicidade

Manifestações estão marcadas em São Paulo, Goiânia, Natal, Curitiba, Rio de Janeiro e devem surgir em outras cidades. Amigos e familiares homenagearam Mayara com música e afeto na missa de sétimo dia da violonista em Campo Grande, na última segunda-feira (31). Em São Paulo, o ato acontece na sexta-feira (4), a partir das 17 horas, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.