Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mulheres na Índia formam ‘barreira humana’ de 620 km pedindo igualdade

Manifestação acontece após mulheres sofrerem represálias por terem entrado em templo por séculos banido a elas

Por Da Redação
Atualizado em 2 jan 2019, 15h22 - Publicado em 2 jan 2019, 15h12

Em manifestação a favor da entrada de mulheres em templos hindus e clamando por igualdade de gênero, milhares de mulheres formaram uma espécie de “barreira humana” com 620 quilômetros de extensão em Kerala, no sudeste da índia, na terça-feira (1).

A manifestação é uma resposta aos protestos de tradicionalistas que começaram após duas mulheres, Bindu e Karnaka Dung, entrarem no templo hindu de Sabarimala. Ao saber da visita, religiosos “purificaram” o local e anunciaram que ele seria fechado até a quinta-feira como marca de descontentamento com a atitude.

As duas mulheres desafiaram uma convenção de séculos que proíbe a entrada de mulheres em idade reprodutiva em templos. Pela regra, apenas mulheres acima de 50 anos podem entrar no local de culto à divindade conhecida como Lord Ayyappa, que é celibatário. Bindu e Karnaka estão na casa dos 40 anos. O motivo da proibição é a crença de que as mulheres poderiam colocar a divindade em tentação. 

A suprema corte do país retirou o banimento há cerca de três meses, provocando revolta de grupos conservadores. Desde então, tem havido confrontos entre apoiadores e opositores da decisão. Desde a aprovação, diversas mulheres tentaram exercer o direito, mas foram impedidas.

Opositores à medida protestam na cidade de Kerala, capital do estado de Thiruvanthapuram, bloqueando o trânsito e empunhando bandeiras pretas em frente a prédios do governo local. Houve intervenção policial após membros do partido Bharatiya Janata (BJP) e do partido Comunista entrarem em confronto. 

Continua após a publicidade

O BJP governa a índia é contrário à entrada de mulheres no tempo, enquanto o Comunista detém o poder em Kerala e defende o direito. O governo de Kerala tem tomado uma série de medidas para reduzir práticas sexistas.

*Com informações do The Guardian e do The New York Times. 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.