Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mulher é assassinada por postar mensagem que irritou traficantes

As redes sociais têm sido usadas por criminosos para controlar moradores de favelas

Por Da Redação
22 nov 2018, 11h54

Helen Alves de Oliveira foi assassinada depois que publicou uma mensagem que desagradou a traficantes. O caso aconteceu no Complexo do Caju, Zona Norte do Rio de Janeiro, onde morava. A ordem da execução partiu do chefe do tráfico na região, Luiz Alberto Santos de Moura, conhecido como Bob do Caju, segundo as investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do estado. Preso, ele encomendou a morte de dentro da prisão.

No dia 2 de fevereiro, Helen postou um texto em que dizia que um traficante armado em um ponto de venda de drogas assume o risco de morrer em um confronto com policiais. Seis dias depois, ela foi jurada de morte pelos criminosos. No dia 5 de março, a moça foi torturada, espancada, esquartejada e depois teve o corpo queimado. Na quarta-feira (21), o MP-RJ pediu a prisão preventiva de sete suspeitos. 

Além de Bob do Caju, mais seis pessoas foram denunciadas por homicídio duplamente qualificado: por motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima. Há ainda o crime de ocultação de cadáver. Eles podem pegar até 33 anos de prisão.

Um mototaxista que teria sido o responsável por seguir Helen e entregá-la aos assassinos é um dos acusados.

Continua após a publicidade

Lei do silêncio

“Infelizmente, esse monitoramento do tráfico de drogas chegou ao nível eletrônico, das redes sociais. E hoje essas pessoas que são dominadas pelo tráfico, pela criminalidade, não podem nem manifestar o seu descontentamento pela violência brutal dos traficantes porque eles reforçam mais essa brutalidade, cometendo esse crime bárbaro. Isso reforça esse império do silêncio que vigora nas nossas comunidades fluminenses”, explicou o promotor Sauvei Lai.

De acordo com ele, a democracia vivenciada na cidade formal não se reproduz nas comunidades e favelas controladas pelo crime organizado, o que coloca em risco a vida de moradores por emitirem opinião.

Siga CLAUDIA no Instagram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.