Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Morre Zindzi Mandela, filha mais nova de Nelson Mandela

Ela tinha 59 anos e era a embaixadora da África do Sul na Dinamarca

Por Da Redação - 13 jul 2020, 15h32

Zindzi Mandela, filha mais nova de Nelson Mandela e Winnie Madikizela-Mandela, morreu nesta segunda-feira (13). Ela tinha 59 anos e faleceu em um hospital de Johanesburgo nas primeiras horas da manhã, segundo a emissora estatal SABC. A causa da morte não foi divulgada. 

Engajada na política como o pai, Zindzi foi embaixadora na Dinamarca durante seus últimos anos de vida. Autoridades lamentaram a perda. Cyril Ramaphosa, atual presidente da África do Sul, chamou-a de “líder política destemida” e ressaltou que, infelizmente, esse triste acontecimento se deu poucos dias antes do aniversário de Nelson Mandela. No dia 18 de julho, celebra-se os 102 anos de seu nascimento.

Zindzi ficou mundialmente conhecida em 1985. Quando P. W. Botha, então presidente da África do Sul, concedeu liberdade condicional à Nelson Mandela, foi ela que leu a carta do pai, rejeitando o indulto. 

“É uma morte prematura. Ela ainda tinha um papel a desempenhar na transformação da nossa sociedade e um papel ainda maior a desempenhar no Congresso Nacional Africano”, disse Pule Mabe, porta-voz do CNA – o antigo partido de Nelson Mandela. 

Momento de carinho entre Zindzi e Nelson Mandela, registrado em 1995 Gallo Images/Getty Images
Continua após a publicidade
Publicidade