Monica Martelli revela que sofreu abuso sexual de ex-namorado
"Não acontece apenas no beco escuro": A apresentadora do programa "Saia Justa" alertou para a crença de que o agressor é sempre desconhecido
A apresentadora Monica Martelli revelou que foi abusada sexualmente por um namorado durante a adolescência. Ela comentou o caso em entrevista ao programa “TV Fama”, da RedeTV!
O crim, entretanto, já havia sido comentado no “Saia Justa” (GNT), que apresenta ao lado de Astrid Fontenelle, Maria Ribeiro e Barbara Gancia. “Descobri que tinha sido abusada muito tempo depois. Não sabia disso, para mim era normal”.
A atriz destacou ainda a importância de se atentar para a realidade e romper com a crença de que os agressores são pessoas estranhas. “A gente tem ideia de que é sempre em um beco escuro, com um homem de capuz. Mas não é”, afirmou.
Ela ainda lembrou que nós, mulheres, temos total autonomia sobre o nosso corpo. “Usamos a roupa que quisermos e fazemos o que tivermos vontade. Vivemos em uma sociedade machista, que nos leva a agir e pensar o contrário”, argumentou.
O CENÁRIO DA VIOLÊNCIA SEXUAL
No Brasil, 70% das estupradas são crianças e adolescentes de até 17 anos, segundo o Ministério da Saúde. A maior parte delas foi violentada por pessoas de confiança, como padrastos ou amigos da família.
Como lembra Monica, ao contrário do imaginário popular, grande parte dos casos de violência sexual acontece em casa, nos bastidores de relações amorosas e casamentos, depois de encontros ou festas de família, durante as relações sexuais que até começaram consensuais.
Aqui em nosso país, por exemplo, de 10% a 14% de todas as mulheres sofrerão violência sexual por parte de seus parceiros. Isso quer dizer que nem todos os agressores têm o tal perfil do “estuprador daquela rua mal iluminada”.