Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Milhares de mulheres vão às ruas pela legalização do aborto na Argentina

Em 2018, os Deputados Federais argentinos votaram a favor da legalização, mas o Senado foi contra. A pauta será apreciada novamente pelo Congresso em março.

Por Júlia Warken, Guta Nascimento, thiagoabril
Atualizado em 20 fev 2020, 10h48 - Publicado em 20 fev 2020, 10h36

Munidas dos já tradicionais lenços verdes, as mulheres argentinas voltaram a se mobilizar para de defender a legalização do aborto, na última quarta-feira (19). A maior manifestação aconteceu na frente do Congresso Nacional, em Buenos Aires.

Em 1º de março, nesse mesmo local, o presidente Alberto Fernández deve apresentar um novo Projeto de Lei a respeito do tema. No poder desde o final do ano passado, ele já se declarava favorável à legalização do aborto desde sua campanha eleitoral.

(Ricardo Ceppi/Getty Images)

Em treze anos, essa é a nona vez que o Parlamento argentino se debruça sobre a pauta. Em 2018, com 129 votos a favor e 125 contra, a Câmara de Deputados aprovou o direito à interrupção da gravidez até a 14ª semana de gestação. No entanto, o Senado rejeitou o PL na época.

As manifestações, encabeçadas pela Campanha Nacional pelo Direito do Aborto Legal, Seguro e Gratuito, aconteceram em ao menos 20 cidades argentinas. Esse grupo organizado existe desde 2018 e tem como símbolo o uso de lenços verdes. O slogan da campanha é “Educação sexual para decidir, anticoncepcionais para não abortar, aborto seguro para não morrer”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.