Marina Person dirige filme sobre os anos 1980

A cineasta e apresentadora retrata em seu novo filme, Califórnia, os dramas de uma garota de 14 anos, a cena cultural da época e o surgimento da Aids

Califórnia, novo filme da apresentadora e cineasta Marina Person, relembra uma época em que a MTV (onde ela trabalhou de 1995 a 2011) sequer fazia parte da memória dos jovens brasileiros: os anos 1980. No filme, acompanhamos Estela (Clara Gallo), adolescente de 14 anos que sofre das inseguranças e dramas típicos dessa fase. O pacote menstruação + virgindade + menino mais bonito da escola está no filme. Mas não só.

A garota, apaixonada por música (e por David Bowie) tem um tio jornalista (Caio Blat) que é seu grande ídolo e um verdadeiro guru musical. Ele mora na Califórnia e os dois sonham com a visita de Estela aos Estados Unidos. Ela negociou com os pais e trocou a festa de 15 anos por essa viagem, mas um triste fato resulta em uma mudança de planos.

O longa é um Almanaque Anos 80 em formato audiovisual. No cenário e figurino temos clássicos da época como o gravador de fita cassete e os moletons coloridos. Tem também uma trilha sonora de primeira, com hits de bandas como The Cure, Joy Division, Echo & the Bunnymen e as brasileiras Titãs, Kid Abelha e Metrô. Como pano de fundo estão fatos importantes da época: o movimento das Diretas Já e o surgimento da Aids, que pegou de surpresa toda uma geração. O longa acaba de ser exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e estreia no dia 3 de dezembro. Confira fotos e o trailer.

divulgação divulgação

divulgação (/)

divulgação divulgação

divulgação (/)