Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mais mulheres estão bebendo mais e pode ser um perigo para a saúde

Segundo pesquisadores, o consumo diário de álcool faz mais mal às mulheres do que aos homens, contribuindo para doenças cardiovasculares e até câncer

Por Ana Claudia Paixão
Atualizado em 17 fev 2020, 10h23 - Publicado em 11 jan 2020, 15h00

O número de casos de alcoolismo entre mulheres tem crescido de forma preocupante nos Estados Unidos, segundo estudo divulgado nessa sexta (10). De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo, que faz parte das Instituições Nacionais de Saúde americanas, entre 1999 e 2017, mais de um milhão de pessoas morreram por alguma consequência de uso de bebidas. Nesse mesmo período, houve um crescimento de 85% de morte de mulheres por consequência de alcoolismo. Para a vice-diretora do Instituto, todos os números são de proporções alarmantes. “Mais mulheres estão bebendo mais”, diz Patricia Powell ao New York Times.

“Álcool não é uma substância benigna e em muitas maneiras pode contribuir para morte”, disse o diretor do Instituto, Dr George F. Koob. “O relatório é um alarme para saúde pública em relação a crescente ameaça do consumo de álcool”, alerta ele.

Pior:  segundo a pesquisa, o consumo diário de álcool faz mais mal às mulheres do que aos homens, com maior risco para doenças cardiovasculares, de fígado e câncer de mama, por exemplo, mesmo com apenas uma dose de bebida.

 

Segundo os estudos, pessoas entre 45 e 74 anos tem a maior média de morte relacionadas a uso de bebida, mas o maior número de consumidores está aumentando entre jovens de 25 a 34 anos.

Continua após a publicidade

“O aumento de mortes de mulheres envolvendo álcool é perturbador porque é uma consequência do maior consumo de bebidas por mulheres nas últimas décadas”, diz Koob.

 

(kelsey chance/unsplash/Reprodução)


Embora alguns relatórios dêem esperança de que millenials não estejam consumindo tanto álcool (por terem sido impactados por campanhas alertando os riscos de saúde desde cedo), há um posicionamento problemático que colabora para o lado negativo. Q
uando os jovens bebem, são as meninas que tendem a consumir mais.

“Parte do processo de liberação do domínio masculino é poder agir como escolher e algumas mulheres entenderam como mensagem que é liberação poder ‘beber como homem”, disse Powell ao NYT.

Continua após a publicidade

A questão não é sobre igualar ou superar o consumo masculino, é que o efeito na saúde das mulheres seria mais devastador então a mudança de hábito tem consequências fatais, em alguns casos. Para contribuir para o lado sombrio da questão, o número de mortes pode ser pior porque nem todo certificado de óbito menciona a presença de álcool no organismo. Casos que o falecimento tenha sido por outro motivo, uma queda fatal, por exemplo. Não entra no certificado que, para cair, a pessoa estaria bêbada. ‘A queda que matou, não a bebida’.

Ainda assim, pesquisadores querem acreditar que possa surgir uma nova tendência que mude o quadro drasticamente, com a redução de consumo entre os jovens prevaleça.

“Se quiser ter uma visão otimista esse pode ser o momento da virada: os millenials podem ter mais interesse na Saúde que gerações anteriores”, aposta Powell.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.