Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Inspiração: mãe e filho se formam juntos em mesmo curso

Lisandra Soares Silva, de 43 anos, e Peterson William Silva de Oliveira, de 21, estudaram juntos

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 10h41 - Publicado em 15 mar 2019, 15h51

Lisandra Soares Silva, de 43 anos, e Peterson William Silva de Oliveira, de 21, poderiam ser apenas dois alunos comuns da turma de formandos do curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio. Um laço especial, contudo, os une: são mãe e filho.

Moradores da cidade de Restinga, no Rio Grande do Sul, os dois estudaram e concluíram juntos o curso de três anos, oferecido pelo Instituto Federal do Estado. Lá também puderam concluir o Ensino Médio.

Ao Jornal Zero Hora, ela comentou sobre a conquista. “O Peterson reprovou no Ensino Médio em duas escolas. Não ia à aula, queria começar a trabalhar para ajudar em casa. Mas achei que era mais importante ele estudar. Por isso, quando vi o edital do curso, convidei ele para nos inscrevermos”, conta Lisandra, para quem a oportunidade veio como uma nova chance para o filho.

Na época com apenas 17 anos, o garoto sentia-se desestimulado pelos problemas que via no ambiente escolar. Ao chegar no IFRS, porém, esse desinteresse se foi, graças ao acolhimento e estímulo que recebeu dos professores:

Continua após a publicidade

“(Os professores) Fazem isso porque são valorizados. Nas escolas estaduais e municipais, vemos os professores sendo desvalorizados e, por vezes, infelizes. Se todo colégio tivesse a qualificação que tive aqui, seria incrível”, diz Peterson.

E se a primeira vista a ideia de ter a mãe como colega de turma não o agradou muito, logo o rapaz percebeu as vantagens econômicas que poderia tirar desse arranjo. “Cheguei à conclusão de que poderíamos dividir as coisas e nos ajudar, teria muito mais comodidade para nós. Então, logo aceitei o convite da mãe”, conta ele, que chegou a trabalhar como garçom nos fins de semana para complementar a renda.

Para Lisandra, o desafio foi outro: ela demorou a se acostumar com o fato de a maioria da turma ser composta de jovens com idades de serem seus filhos.

Continua após a publicidade

Uma vez que tiver o diploma em mãos, Peterson começará a procura por um emprego em sua área de formação. Já Lisandra pretende enfrentar as provas do IFRS novamente. Dessa vez, o objetivo é o curso técnico em Turismo. Seu próximo passo? O Ensino Superior.

Leia também: Suzano: merendeira que salvou 50 alunos recebe homenagens

Siga CLAUDIA no Youtube

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.