Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Livro criticado por Crivella se esgotou em meia hora na Bienal

O prefeito do Rio havia mandado recolher os exemplares de "Vingadores, a cruzada das crianças" do evento por conta de um beijo gay entre personagens

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 13h48 - Publicado em 6 set 2019, 17h14

O livro “Vingadores, a cruzada das crianças” teve todos os seus exemplares esgotados durante a Bienal do Livro do Rio, em pouco mais de meia hora, nesta sexta-feira (6). A obra, que estava sendo vendida em diferentes estandes, já não estava mais disponível às 9h39, de acordo com a organização da feira.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

Na noite de quinta-feira (05), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, publicou um vídeo em seu Twitter criticando o conteúdo do livro e determinando que organizadores do livro recolhessem a obra por “possuir conteúdo impróprio para menores.”

No mesmo dia, a direção da Bienal afirmou, em nota, que não iria retirar os livros e que daria voz “a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser”, além disso enfatizou que o evento é “plural, onde todos são bem-vindos e estão representados”.

“Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor”, diz a nota.

Continua após a publicidade

A HQ (história em quadrinhos) traz, em uma de suas páginas, uma imagem de um beijo entre dois personagens masculinos – os personagens Wiccano e Hulkling, que, na trama, são namorados. O livro, de Allan Heinberg e Jim Cheng, foi lançado em 2016 e publicado pela editora Salvat.

HQ "Vingadores, a cruzada das crianças" foi considerada imprópria por conter beijo entre dois homens
HQ “Vingadores, a cruzada das crianças” foi considerada imprópria por conter beijo entre dois homens (Redes Sociais/Reprodução)

 

Fiscais vão à Bienal

Logo no início do evento, fiscais da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Rio foram à Bienal do Livro para identificar e lacrar as obras consideradas “impróprias”. A Prefeitura informou, em nota, que a ação foi realizada para cumprir o Estatuto da Infância e do Adolescente e ameaçou cassar a licença da Bienal.

“A legislação determina que publicações com cenas impróprias a crianças e adolescentes sejam comercializadas com lacre (embaladas em plástico ou material semelhante), com a devida advertência de classificação indicativa de seu conteúdo”, diz a nota.

Continua após a publicidade

“No caso em questão, a Prefeitura entendeu inadequado, de acordo com o ECA, que uma obra de super-heróis apresente e ilustre o tema do homossexualismo a adolescentes e crianças, inclusive menores de 10 anos, sem que se avise antes qual seja o seu conteúdo”, completou.

O aviso ainda afirma que a editora Salvat sabia da obrigação legal, “tanto que a obra estava lacrada. Não havia, porém, uma advertência neste sentido, para que as pessoas fizessem sua livre opção de consumir obra artística de super-heróis retratados de forma diversa da esperada.”

Ao ser perguntado se a fiscalização seria uma tentativa de censura, o subsecretário de operações da Secretaria de Ordem Pública, coronel Wolney Dias, respondeu: “Não é censura. Estamos cumprindo uma recomendação da Procuradoria Geral do Município”, disse Dias a jornalistas na Bienal.

Leia também: Rede Globo corta beijo lésbico da novela Órfãos da Terra

+ Dica de leitura: a tocante história da mulher que foi ‘criada’ por abelhas

Continua após a publicidade

PODCAST – Está na hora de pedir aumento de salário?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.