Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Lei prevê criação de “Patrulha Maria da Penha” em São Paulo

Ela deve entrar em vigor no prazo do 90 dias, mas não foi especificado como funcionará o serviço.

Por Da Redação
31 mar 2020, 17h00

O governo do estado de São Paulo sancionou uma lei que prevê a criação da “Patrulha Maria da Penha” com o objetivo de monitorar a segurança de mulheres vítimas de violência doméstica. Ela deve entrar em vigor no prazo de 90 dias.

Não existe, contudo, uma especificação de como atuarão os profissionais e de que maneira funcionará o serviço. Cidades como Rio de Janeiro e  Suzano, assim como o estado da Bahia, já têm vertente semelhante, com o nome de “Ronda Maria da Penha“.

De autoria do deputado Tenente Nascimento (PSL), o texto publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (31) sofreu seis vetos do governador João Doria (PSDB) antes de de ser aprovado. Entre os vetos estavam as visitas periódicas de acompanhamento às vítimas e o trecho que determinava o funcionamento do serviço de maneira interrupta.

Doria também vetou a formação de uma equipe de advogados, assistentes sociais e psicólogos para compor a Patrulha, além de um time especializado das polícias Militar e Civil.

Continua após a publicidade

Segundo dados divulgados no começo de março pelo Monitor da Violência, parceria entre o G1, o NEV-USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve um aumento de 7,3% nos casos de feminicídio em 2019, em comparação com 2018.

Resiliência: como se fortalecer para enfrentar os seus problemas

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.