Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Jovem palestina é assassinada pela família por postar vídeo com namorado

O caso teve grande repercussão nas redes sociais e inúmeros protestos

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 13h55 - Publicado em 4 set 2019, 12h51

Uma jovem palestina foi assassinada pelo próprio irmão na última quinta-feira (29) e tem comovido pessoas de vários lugares do mundo. Israa Ghrayeb  foi vítima de um “crime de honra“.

Israa teria publicado um vídeo nas redes sociais junto a um rapaz com quem planejava se casar, e o ato da jovem teria causado “desonra” na família. Segundo a mídia palestina, seu irmão Ihaab teria espancado e torturado a jovem na casa da família, e a ordem partiu de seu pai.

Ao tentar fugir das agressões de seu irmão, Israa teve um ferimento grave na coluna quando pulou do segundo andar da casa. No entanto, parentes disseram que ela se jogou porque estava “possuída pelo demônio”.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

Ao chegar no hospital a jovem postou em sua conta no Instagram que passaria por uma cirurgia na medula espinhal e que estaria impossibilitada de trabalhar. E foi agredida novamente pelo irmão. “Que Deus julgue aqueles que me oprimiram e me feriram”, escreveu.

Continua após a publicidade

Imagens da jovem suplicando por sua vida circularam pelas redes sociais, e o caso não foi esclarecido. A jovem faleceu em casa e a  família afirma que Israa teve um ataque cardíaco.

O crime ganhou grande repercussão nas redes sociais e os internautas criaram a  hashtag #WeAreAllIsraa, sendo compartilhado por pessoas conhecidas pelo público. A ativista palestina Hanan Ashrawi também denunciou o caso. “Crimes de honra são assassinatos premeditados.”

Confira algumas manifestações no Twitter:

Continua após a publicidade

Além das redes sociais, as ruas da Cisjordânia foram tomadas por protestos. Na Praça da Manjedoura, em Belém centenas de mulheres pediam justiça contra esse tipo de crime. “Precisamos de leis que protejam mulheres”, bradavam.

Crimes de honra

No Oriente médio esse tipo de crime é corriqueiro. Mulheres acusadas de descumprir as regras familiares e comportamentais são assassinadas muitas vezes pelos próprios parentes. Na maioria dos casos os agressores não são punidos porque a legislação permite que a família os perdoem.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.