Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Jean Wyllys desiste de mandato e sai do Brasil: “Quero me manter vivo”

Com medo, ele irá se dedicar à carreira acadêmica

Por Vinicius Tamamoto
Atualizado em 18 fev 2020, 11h33 - Publicado em 24 jan 2019, 14h57

Jean Wyllys, eleito deputado federal pela terceira vez, desistiu do mandato por medo de ser morto. Assumidamente homossexual, o político ligado ao PSOL vive sob escolta policial desde o assassinato de Marielle Franco, em março de 2018.

Agora, com as intensificações das ameaças, ele irá deixar a vida pública. “O [ex-presidente do Uruguai] Pepe Mujica, quando soube que eu estava ameaçado de morte, falou para mim: ‘Rapaz, se cuide. Os mártires não são heróis’. E é isso: eu não quero me sacrificar”, disse em entrevista à Folha de S. Paulo. 

De acordo com a entrevista, pesaram na decisão do deputado as recentes informações de ligações de um suspeito de chefiar uma milícia no Rio com o senador eleito Flávio Bolsonaro.

“Me apavora saber que o filho do presidente contratou no seu gabinete a esposa e a mãe do sicário”, afirma Wyllys. “O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. Esse ambiente não é seguro para mim”, afirmou na entrevista.

Alvo de grupos conservadores, Jean Wyllys é constantemente difamado por fake news. Nos últimos anos, ele venceu pelo menos cinco processos por injúria, calúnia e difamação.

 “Como é que eu vou viver quatro anos da minha vida dentro de um carro blindado e sob escolta? Quatro anos da minha vida não podendo frequentar os lugares que eu frequento?”, questiona.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.