Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Isabel Allende fala a CLAUDIA sobre feminismo

"Fui feminista a vida toda", diz a escritora

Por Clara Novais Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 dez 2017, 16h51

A escritora chilena Isabel Allende, 75 anos, conversou com CLAUDIA por telefone sobre seu novo livro, Muito Além do Inverno. Durante a entrevista, ela falou sobre a importância de o feminismo estar ganhando cada vez mais espaço nas discussões diárias e na mídia.

Isabel, além de ser autora de livros com personagens femininas fortes e se declarar feminista há décadas, possui uma fundação desde 1996 que ajuda meninas em situação de risco. A CLAUDIA, a escritora defende a necessidade de um maior investimento social nas mulheres.

Leia o depoimento:

“Eu sou feminista. Fui feminista a minha vida toda. Eu tenho trabalho com mulheres e para mulheres desde sempre. Com isso, notei que se você empodera e ajuda mulheres, especialmente as que vivem em sociedades pobres, você dá poder à família e, eventualmente, à comunidade.

Para cada dólar que você gastar com uma mulher, esse efeito se aplica. Não é o mesmo com os homens. Mesmo assim, a maior parte dos programas filantrópico e dos governos ser voltada para os homens. Apenas recentemente o mundo percebeu a importância de se dar poder às mulheres, porque tudo muda quando você as empodera.

Continua após a publicidade

As coisas estão mudando porque agora existe mais educação, mais informação e mais conexão. As mulheres agora sabem sobre feminismo e sobre os direitos delas. Antes, elas não sabiam [apesar de o feminismo já existir]. Ter mais informação significa mudanças mais rápidas.

Houve um tempo em que havia uma reação negativa sobre feminismo. Jovens mulheres não queriam ser chamadas assim, porque ser feminista não era sexy. Mas agora, as jovens da geração da minha neta, que estão com seus 20 e poucos anos ou são adolescentes, sabem a importância de defender os seus direitos. Não apenas seus direitos como mulher, mas também como LGBTs e outras formas de gênero. Eu acredito que isso seja um passo a frente muito importante.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.