Irlandeses voltam ao país para votar lei do aborto

Campanha #HomeToVote, dos que apoiam o direito de escolha da mulher, incentiva quem está fora da Irlanda a participar de plebiscito

A Irlanda está fazendo nesta sexta-feira (25) um plebiscito sobre a lei do aborto. Atualmente, o país tem uma das legislações mais restritivas da Europa. Os favoráveis à descriminalização lançaram a hashtag #HomeToVote, para incentivar os irlandeses que estão fora do país a voltar e a participar da votação com apoio ao direito de escolha das mulheres. A Irlanda exige que as pessoas estejam no território nacional para votar, diferentemente dos que permitem a participação no exterior, por exemplo, nas embaixadas.

Leia mais: Aqui está a lista do que Meghan não pode mais fazer agora que é da realeza

Segundo relatos nas redes sociais, há até quem esteja viajando por horas e gastando milhares de dólares, para estar lá e apoiar a legalização. Em muitos casos, os voos foram financiados por doações. Nos voos, as pessoas têm usado moletons e camisas que dizem “revogar” ou “sim”.

Leia também: Ela cresceu! Suri Cruise está cada dia mais parecida com Katie Holmes

O plebiscito é para decidir a questão de revogar a oitava emenda da Constituição irlandesa, que criminaliza o aborto em quase todas as circunstâncias, tornando o direito à vida do feto igualmente importante ao direito da mãe. Como a previsão é de uma votação apertada, cresce a importância desses voos para quem é a favor do direito de escolha da mulher.

Veja repercussão do #HomeToVote:

Tuíte mostra “Mapa de calor” de alguns lugares do mundo de onde as pessoas saíram chegar à Irlanda e votar a favor do direito da mulher.

A legenda do post no Twitter diz “Nenhum de nós se conhecia esta manhã – verdadeiro significado de # Together4yes [juntos pelo sim] 

Irlandesas carregam letras que formam a palavra Choice, “escolha”. “Solidariedade com todos aqueles que viajaram #hometovote, incluindo nossos amigos em @LdnIrishARC. Enquetes abertas até as 10 da noite! Faça valer a pena…”, diz a legenda.

Legenda: Mulheres irlandesas que vieram #hometovote chegando ao aeroporto de Dublin.

Legenda: Fiz amigos no portão de embarque. Nenhum de nós se conhecia. #hometovote #london #ireland @LdnIrishARC

Faixa com AVÔS DIZEM “SIM”. “Isso me levou ao limite. #grandfathers4yes [avôs dizem sim] # Together4Yes #hometovote # repealthe8th

Legenda: Eu esqueci meu moletom quando eu comecei minhas viagens em janeiro e agora minha mãe e meu pai estão no aeroporto de Dublin com ele nas mãos e eu apenas chorei #HomeToVote # Together4Sim # repealthe8th # VietnamToIreland

Veja mais: Médiuns afirmam ter carta psicografada de Diana para Harry e Meghan

40 receitas de sopas, caldos e caldinhos para espantar o frio

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s