Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Instituto Geledés acolhe vítimas de violência doméstica em isolamento

Instituto articula sua rede de Promotoras Legais Populares para orientar mulheres de comunidades periféricas sobre seus direitos durante a pandemia.

Por Da Redação
Atualizado em 7 Maio 2020, 15h24 - Publicado em 10 abr 2020, 15h00

Ainda que os impactos do coronavírus na economia e na saúde sejam os mais discutidos na esfera pública, eles não são os únicos. Para as mulheres, a pandemia tem representado um grande desafio. Além de sobrecarregá-las com o combo das tarefas domésticas, cuidado dos filhos e home office, o distanciamento imposto para conter a disseminação do vírus também tem gerado um aumento de casos de violência doméstica.

Segundo dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, entre os dias 17 e 25 de março, quando o distanciamento já vigorava em diversos estados, o canal Ligue 180 recebeu 3.303 telefonemas e 978 denúncias, um aumento de aproximadamente 9% em relação à primeira quinzena do mês. Somente no Rio de Janeiro, o número de denúncias cresceu em 50%.

Dentro deste preocupante cenário, as mulheres negras podem ser ainda mais afetadas, já que também de acordo com dados do 180, em 2016, elas representavam 60% dos relatos de violência doméstica. Pensando em atender e informar essas mulheres, em especial as que vivem em áreas onde o poder público se faz ausente, sobre seus direitos durante a pandemia, o Geledés Instituto da Mulher Negra articulou uma rede de Promotoras Legais Populares (PLPs).

Inspirado em um projeto semelhante existente no Peru, a iniciativa das PLPs chegou ao Brasil no final da década de 1990 por meio da organização gaúcha Themis, que forneceu capacitação para o Geledés e outras instituições ligadas à luta por direitos das mulheres. “Já possuíamos uma ação de enfrentamento da violência doméstica em nosso departamento jurídico e percebemos a necessidade de formar mulheres nas comunidades para ajudar outras mulheres a reivindicar seus direitos e sair desse ciclo de violência”, conta Maria Sylvia de Oliveira, advogada e presidente do Geledés.

Continua após a publicidade

Atuando como agentes multiplicadoras da cidadania em suas comunidades e na sociedade como um todo, durante a pandemia as promotoras também ajudarão aquelas mulheres que, por exemplo, possuírem dificuldades para se inscrevem no auxílio emergencial disponibilizado pelo governo e em outros benefícios públicos. Por serem referências em suas regiões, Maria Sylvia explica que para contatá-las, muitas vezes, basta ir no boca a boca.

Já para ser uma promotora, é preciso passar por uma formação oferecida pelo Instituto. Por causa da pandemia, os cursos estão suspensos por tempo indeterminado, mas para quem quer se somar ao projeto, a presidente do Geledés diz que “basta localizar em suas comunidades as pessoas que estão precisando de ajuda e auxiliá-las”. Quanto a quem precisa do cadastro, a recomendação é buscar alguém em que se tenha extrema confiança, evitando assim o risco de cair em um golpe.

Em tempos de isolamento, não se cobre tanto a ser produtiva:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.